EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE RELACIONAL NO TERRITÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO INVESTIGATIVO

Autores

  • Hudson Nascimento de Sousa Filho
  • Radu Armand Serbu
  • Reges Sodré da Luz Silva Dias Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p68-89

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo descrever as experiências de estágio investigativo II, onde foram realizadas observações e desenvolvido um projeto voltado para educação antirracista na perspctiva relacional do território. Na primeira parte analisa-se as observações de 8 aulas na escola campo, procurando apontar as concepções de território trabalhadas pela professora regente. Na segunda parte, descreve-se o projeto desenvolvido com o objetivo de compreender as principais características do racismo na cultura brasileira e tematizar caminhos de valorização dos sujeitos negros para uma educação étnico-racial e antirracista a partir de elementos culturais africanos estudados através da culinária e vestimenta deste povo. Considera-se que a concepção de território presente na sala de aula ainda é muito restritivista, pois pouco desenvolve sua faceta relacional. Dessa forma, afirma-se a necessidade de discutir uma educação antiracista no ensino de geografia, sustentada em concepções relacionais do território.

Biografia do Autor

Hudson Nascimento de Sousa Filho

Atualmente é Graduando e orientando em iniciação à pesquisa na Universidade Federal do Tocantins - Araguaína e membro atuante do Grupo de Estudos Agrários e Direitos Humanos (GEADH). Com estudos voltados à questão agrária no Tocantins, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq).

Radu Armand Serbu

Graduando em Geografia pela UFT. Graduado em Medicina.

Reges Sodré da Luz Silva Dias, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia, Licenciatura, pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Doutorando em Geografia pelo IESA/UFG. Desenvolve pesquisa sobre rede urbana, violência urbana, cidade s médias e pequenas no estado do Tocantins. É membro dos grupos de pesquisas Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins - GEGATO e do Grupo de Pesquisa sobre EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE RELACIONAL NO TERRITÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO INVESTIGATIVO Hudson Nascimento de Sousa Filho Radu Armand Serbu Reges Sodré  - 9430 Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO), Ano 0 7 , n. 13 , agost./dez. . de 201 8 . Página 89 Educação, cultura, desigualdades e desenvolvimento regional (GPECDD). Atualmente é professor s ubstituto da Universidade Federal do Tocantins. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica (2011 - 2013, PIBIC/CNPq) e monitor de Climatologia (2013 - 2014).

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

DE SOUSA FILHO, Hudson Nascimento; SERBU, Radu Armand; DIAS, Reges Sodré da Luz Silva. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE RELACIONAL NO TERRITÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO INVESTIGATIVO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 68–89, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p68-89. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/5384. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)