"PARA ALÉM DA TERRA...”

ASPECTOS CULTURAIS SOBRECAMPESINATO NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Gleys Ially Ramos dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Gleys Ially Ramos dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v1n01p32-50

Palavras-chave:

Camponês, Relação social, Tocantins.

Resumo

Este artigo tem como objetivos analisar as relações estabelecidas no campo para entender como o campesinato, enquanto relação social que se reproduz no campo, resiste a todas as investidas do capital para expurgá-lo e identificar como o camponês emerge como principal sujeito social do campo. Para isso, delineamos um percurso teórico e metodológico, fundamentado em discussões filosóficas sobre a questão agrária brasileira, e, em seguida, apresentamos o trabalho de campo desenvolvido nas áreas rurais do entorno de Porto Nacional – TO, relacionando a teoria e a realidade vivida e protagonizada pelos camponeses na atual conjuntura política do campo no Brasil.

Biografia do Autor

Gleys Ially Ramos dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2009). Graduada em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal do Tocantins (2007) e em Geografia- Licenciatura pela Universidade Federal Do Tocantins (2007). Pesquisadora do NURBA (Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários), colaboradora do NEDiG (Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero) da UFT e membro do LaGENTE - Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do IESA/UFG

Gleys Ially Ramos dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Relações Internacionais. Licenciada e bacharel em Geografia pela UFT. Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Fez estágio de pós-doutoramento em Geografia; em Desenvolvimento Regional; também em Estudos sobre Mulheres - Género, Sociedade e Cultura; e em Estudos Feministas (Antropologia Social), respectivamente. Professora Convidada no Instituto Universitario de Estudios de las Mujeres y del Género/Universidad de Granada - Espanha, 2017. Professora Convidada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), 2018. Pesquisadora NURBA-UFT (Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários). Coordenadora do OUTRAS - Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Política e Métodos que Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq (OUTRAS - Observatório Feminista).

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. S. Paulo: Brasiliense, 1964.

MARTIN, Andrey Minin. Terra, trabalho e família: considerações sobre a (re) criação do campesinato brasileironos movimentos sociais rurais. Revista História em Reflexão. vol. 2, n. 4, Dourados jul/dez.UFGD, 2008.

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político.Editora Vozes: Petrópolis, RJ, 1995.

MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. Ciências Humanas. São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo: FFLCH, 2007.OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. A Geografia agrária e as transformações territoriais recentes no campo brasileiro. In: CARLOS, A. F. (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002.

______.A Geografia das lutas no campo. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 1999. 128 p.

PORTELA, Fernando; OLIVEIRA, A. U. Amazônia. 2ª ed. Ática, 1989.

ROOS, Djoni.Lutas camponesas e diferentes atividades associativas nos assentamentos de sem terra. Revista Nera.Janeiro/Junho, ano 12, n. 14, 2009.

SHANIN, Teodor. A definição de camponês:conceituações e desconceituações: o velho e o novo em uma discussão marxista. Revista Nera. Presidente Prudente. ano 8, nº. 07. Julho/Dez.2005.

WANDERLEY, Maria N. Baudel. Raízes históricas do campesinato brasileiro. XX Encontro anual da Anpocs. Processos Sociais Agrários.Caxambu, MG. Out. 1996.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

SANTOS, Gleys Ially Ramos dos; SANTOS, Gleys Ially Ramos dos. "PARA ALÉM DA TERRA...”: ASPECTOS CULTURAIS SOBRECAMPESINATO NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 32–50, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v1n01p32-50. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/536. Acesso em: 28 mar. 2024.