FRONTEIRA DE OCUPAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL

UM ESTUDO A PARTIR DA CIDADE DE CARMOLÂNDIA -TO

Autores

  • Thayssllorranny Batista Reinaldo Universidade Federal do Tocantins
  • Eliseu Pereira de Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Thayssllorranny Batista Reinaldo Universidade Federal do Ceará
  • Eliseu Pereira de Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v1n01p66-79

Palavras-chave:

Migração, Território, Fronteira de Ocupação.

Resumo

A presente pesquisa traz/faz analises sobre a formação de uma região de fronteira, assim como, também compartilha estudos sobre o município de Carmolândia-To, sendo este um dos focos de analise desta respectiva pesquisa. Observando que essa cidade situa-se numa região de fronteira agrícola de ocupação, onde os interesses políticos e econômicos sempre estiveram presentes.  Observando que para analisarmos a cidade na atualidade, utilizamos como embasamento a analise do ponto de vista das cidades locais.  Como metodologia, fizemos levantamento, teórico e bibliográfico para saber mais sobre o assunto. Assim como, fizemos pesquisas empíricas e visitas a campo, analisando a cidade de Carmolândia desde seu povoamento, luta pela emancipação e como ela esta organizada atualmente.

Biografia do Autor

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína-TO. Membro do grupo de pesquisa GEGATO- Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins. Desenvolve Pesquisa sobre, Território, Fronteira e Migração. Integrante do projeto de extensão Carmolândia de ontem e de hoje pelos meandros do espaço/tempo. Tem experiência em monitoria em Geografia Econômica Hidrografia e Estágios. E Pós-graduanda pela ESEA (Especialização e Estudos Avançados). Com enfase em Gestão e Educação Ambiental.

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Possuí Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins, Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Ágrarios e Regionais - NURBA/UFT. Desenvolve pesquisa sobre a formação territorial do Norte Goiano / Estado do Tocantins. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína.

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2012). É mestre em geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará desde 2018. Membro do Grupo de Pesquisa GEGATO ? Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins, desenvolve pesquisa sobre território, fronteira, migração, cooperativismo, movimentos sociais e modernização da agricultura na Amazônia Legal, tendo como recorte espacial a região norte do estado do Tocantins. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Tocantins de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019, ministrando disciplinas de Estágio, História da Educação e Geografia Regional. Atualmente é professora temporária da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) no curso de Licenciatura em Geografia, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado II, Ensino de Geografia, Fundamentos Históricos, Filosóficos e sociológicos da Educação II e Prática Curricular III: Gestão, Processos e Modelos Educativos. Integrante da rede OPALLA - Observatório de Paisagens Patrimoniais & Artes Latino Americanas e tem experiência com projetos de extensão.

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Referências

BRITO, Eliseu Pereira de. O papel de Palmas na rede de integração regional. Dourados: UFGD, 2009 (Dissertaçãode Mestrado).

CASARIL, Carlos Cassemiro. “Pequenas Cidades” ou “Cidades Locais”? Por uma perespectiva teórica-Metodológica Atual.In: Anais do XVI ENG, Porto Alegre: UFSC, 2010.

CASTILHO, Denis. A Dinâmica Socioespacial de Ceres/Rialma no Âmbito da Modernização de Goiás: Território em movimento, paisagens em transição.Goiânia:UFG, 2009 (Dissertação).

LOPES, Alberto Pereira. Escravidão por Dívida no Estado do Tocantins: Vidas fora do compasso.São Paulo: USP, 2009 (Tese).

MACHADO, Lia. Osório. A Fronteira Agrícola na Amazônia Brasileira. In: RevistaBrasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE. N°, 54, abril/junho.1992.

MARTINS, Joséde Souza. A Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano.São Paulo: Hucitec, 1997.p.205.

_________. A Questão do território no Brasil. 2°ed.São Paulo: Hucitec. 2004. p. 131.

SANTOS, Miltom. Espaço e sociedade. Petrópoles: Vozes, 1979.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

REINALDO, Thayssllorranny Batista; BRITO, Eliseu Pereira de; REINALDO, Thayssllorranny Batista; BRITO, Eliseu Pereira de. FRONTEIRA DE OCUPAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL: UM ESTUDO A PARTIR DA CIDADE DE CARMOLÂNDIA -TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 66–79, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v1n01p66-79. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.