CIDADE, TERRITÓRIO E REDE NA MODERNIZAÇÃO AGRÁRIA DO BRASIL

A ABORDAGEM SOBRE RONDONÓPOLIS/MT

Autores

  • Elias da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Elias da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v1n01p15-31

Palavras-chave:

Cidade, território, rede, modernização agrária, Mato Grosso.

Resumo

O presente texto aborda a questão da modernização agrária no Brasil, olhando com maior especificidade o caso de Mato Grosso, com base na tríade: cidade, território e rede, na intenção do que estamos formatando como linha teórico-metodológica para aprofundamento em futuras abordagens empíricas. Quando buscamos os pressupostos históricos da formação e modernização territorial do Brasil, e dentro desta a da modernização agrária, a questão da cidade é básica e evidente, embora esta vertente mereça, ainda, esforços no sentido da ampliação desta relação. Na atualidade, esta questão recebe o reforço de outra categoria necessária, a de rede, a qual permite potencializar ainda mais este leque de abordagem. Foi caminhando por esta vertente, que produzimos nossa reflexão sobre modernização territorial e dentro desta a agrária em Mato Grosso, tendo a cidade como base necessária de introdução e consolidação configurada na atualidade em redes do complexo agroindustrial em que a cidade tem se transformado na expressão maior das contradições sócio-territoriais. 

Biografia do Autor

Elias da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Foto Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Ddoutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente exerce a função de coordenador de curso e membro de Conselho de Pesquisa e Extenção - Consepe e professor Adjunto II a Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, território, cidade e rede, Epistmologia da Geografia, ensino de Geografia, complexo agoindustriai ligado à soja no cerrado brasileiro.

Elias da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Ddoutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente exerce a função de coordenador de curso e membro de Conselho de Pesquisa e Extenção - Consepe e professor Adjunto II a Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, território, cidade e rede, Epistmologia da Geografia, ensino de Geografia, complexo agoindustriai ligado à soja no cerrado brasileiro.

Referências

RONDONÓPOLIS, A Tribuna. Industrializa 22% da produção do estado. Rondonópolis, 04 de janeiro de 2009.

AZEVEDO, Aroldo de. Vilas e cidade do Brasil Colonial (Ensaio de geografia urbana retrospectiva).Terra Livre.São Paulo, nº 10, p. 23-78, janeiro-julho, 1992.

BERNARDES, Júlia Adão. Dinâmica do Agronegócio no Cerrado Mato-grossense: Problemas e Desafios.In: INTERGEO Interações no espaço geográfico. Departamento de Geografia {do} Instituto de Ciências Humanas e Sociais –ICHS Campus Universitário de Rondonópolis CUR {da} Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT Rondonópolis MT, Ano III, Vol. III n° 3, 2003.

DAMIANI, Amélia Luisa. Urbanização crítica e situação geográfica a partir da metrópole de São Paulo. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs) Geografia de São Paulo: Representações e crise da Metrópole. São Paulo: Contexto, 2004. p.19-58;

DINIZ, Bernardo Palhares Campolina. O grande Cerrado do Brasil Central: Geopolítica e economia. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas –FFLCH. Departamento de Geografia. Pós-Graduação em Geografia Humana. Universidade de São Paulo, 2006.

GUIMARÃES, Marlene M. M. Nível técnico, organização do trabalho e reorganização do espaço: o caso da indústria de esmagamento da soja em Rondonópolis Mato Grosso. Tese de Mestrado. Orientadora Drã Júlia Adão Bernardes. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Território e História no Brasil.3ª edição. São Paulo: Annablume, 2008. MORENO, Gislaene. Terra e Poder em Mato grosso: Políticas e Mecanismos de Burla –1892 –1992. Cuiabá-MT. Entrelinhas: Ed/UFMT, 2007. PARQUE, de exposições Wilmar Peres de Faria. Produtor Rural. Julho, 1997.

SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. SILVA, Carlos Alberto da. Grupo André Maggi, Corporação e Rede em Áreas.de Fronteira. Cuiabá, Entrelinhas, 2003.

SUZUKI, Júlio César. Modernização, território e relação campo-cidade: uma outra leitura da modernização da agricultura. In: MEDEIROS, Rosa Maria Vieira; FACALDE, Ivanira. Tradição X tecnologia: as novas territorialidades do espaço agrário brasileiro. 1ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 2 –23.

VIEIRA NETO, José. A Urbanização e a problemática ambiental no Centro-Oeste do Brasil: O caso de Rondonópolis –MT. São Paulo: USP/FFLCH/Departamento de Geografia, 2000.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

SILVA, Elias da; SILVA, Elias da. CIDADE, TERRITÓRIO E REDE NA MODERNIZAÇÃO AGRÁRIA DO BRASIL: A ABORDAGEM SOBRE RONDONÓPOLIS/MT. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 15–31, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v1n01p15-31. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/523. Acesso em: 28 mar. 2024.