A TERRITORIALIZAÇÃO DOS CAMPONESES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO AMIGOS DA TERRA E A ATIVIDADE ECONÔMICA DA APICULTURA

UMA ALTERNATIVA PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO LOCAL

Autores

  • Sidinei Esteves de Oliveira Jesus Universidade de Brasília
  • Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Marli Sales Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p48-59

Palavras-chave:

Território, Atividade apícola e cerrado

Resumo

O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, onde o qual visa estudar a importância da atividade apícola nas instâncias econômica, social e ambiental para a comunidade do Projeto de Assentamento Amigos da Terra-“PAAT” no município de Darcinópolis Tocantins, a fim de mobilizar ações que venham amenizar os problemas criados pela presença do agronegócio instalado em seu entorno. A apicultura vem se tornando uma atividade de excelentes oportunidades de geração de renda para agricultura familiar, é visto que em pouco tempo, a atividade apícola proporciona com baixos investimentos uma grande oportunidade sustentável e lucrativa impulsionada pela grande potencialidade florística do cerrado. O PAAT é um assentamento rural, onde a base de sua sustentabilidade advém da agricultura familiar e do agro extrativismo vegetal e animal. Essa pesquisa esta sendo realizada com a participação das famílias que trabalham com criação racional de abelhas e outras que ainda não adotaram a apicultura como forma de trabalho,mais que são simpatizantes dessa atividade.

Biografia do Autor

Sidinei Esteves de Oliveira Jesus, Universidade de Brasília

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT, Especialista em Apicultura - Abelhas pela Universidade On-line de Viçosa, Pós-Graduado em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Rio Sono de Pedro Afonso Tocantins e MESTRANDO em Geografia pela Universidade de Brasília-UNB. Desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento local, tendo como área de análise a formação territorial dos apicultores de Darcinópolis-TO junto ao GEGATO/UFT. Tem publicação em eventos Internacionais, nacionais e reginais sobre a questão do desenvolvimento local objetivando a conservação do Bioma Cerrado. (Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotecnica Federal de Araguatins-EAFA, TO.

Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2011), é especialista em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade do Rio Sono (2012), é especialista em Apicultura pela Universidade de Viçosa (2011), Especialista em Educação do Campo pela Faculdade Eficaz (2015), e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB (2015). Atualmente, atua como professor assistente no curso de de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes Visuais e Música (Campus de Tocantinópolis) da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência nas áreas de Geografia Humana , com ênfase em Geografia Agrária e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, meio ambiente, cerrado, território, mata ciliar, movimentos sociais, reforma agrária, assentamento rural, agricultura familiar, agronegócio e questão agrária

Marli Sales, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do departamento de Geografia da UnB - Universidade de Brasília. Orientadora no Programa de Pós Graduação em Geografia da UnB. Pós Doutora pela Universidade de Córdoba, Espanha (2017). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007).Mestre (1996) e Graduada (1993) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Educação Geográfica, Geografia Agrária e Geografia do Turismo, atuando principalmente com: agricultura familiar, meio ambiente, relação campo-cidade, populações tradicionais, desenvolvimento local, tecnologias sociais, metodologia e prática de ensino em geografia e educação ambiental. Atualmente, suas investigações se direcionam para as territorialidades das juventudes e populações/comunidades tradicionais. Coordena o laboratório de Educação Geográfica do Gea/UnB e o Observatório de Territórios de Esperança. Atua como consultora em educação e formação inicial e continuada de professores. É autora das coleções de livros didáticos Terra Gente e Companhia - vols 1 a 4 , Ed. Dimensão, selecionada pelo PNLD 2004 e Fazer e Aprender Geografia- vols 1 a 4, Editora Dimensão, selecionada pelo PNLD 2010, além de livros de literatura paradidática destinados a crianças.

Referências

CONTAG. Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável.Brasília: 1999.FELICIANO, C. A. Movimento Camponês Rebelde: A reforma agrária no Brasil.São Paulo: Contexto, 2006.

FURTADO, Edimilson Lopes. Produção de Mel: Um Estudo de Caso sobre a Análise do Custo de Produção dos Apicultores Associados à Associação ApícolaCaririense.Gurupi: UNIRG, 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso).

GUIMARÃES, P.N. Apicultura Ciência da Longa Vida. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1989.

JESUS, S. E. de O. de. O Processo de Territorialização dos apicultores sobre o Bioma Cerrado a partir de um estudo da Cadeia Produtiva do Mel no Projeto de Assentamento Amigos da Terra.Araguaína: UFT, 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso).

LOPES, A. P. ASSENTAMENTO 1º De Janeiro: Estrutura e Formas de Vida das Famílias.Anais. X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DOMEIO AMBIENTE-CONAMA. Resolução Nº 289, de 25 de Outubro de 2001. Acesso internet em Dezembro de 2012 –www.mma.gov.br/conama.

OLIVEIRA, Euler José de: Papel da Cooperação no Desenvolvimento dos Micros e Pequenos Empreendimentos de Mel em Cassilandia, Mato Grosso do Sul. Dissertação, (Mestrado em Desenvolvimento Local) –Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2007.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

JESUS, Sidinei Esteves de Oliveira; JESUS, Sidinei Esteves de Oliveira de; SALES, Marli. A TERRITORIALIZAÇÃO DOS CAMPONESES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO AMIGOS DA TERRA E A ATIVIDADE ECONÔMICA DA APICULTURA: UMA ALTERNATIVA PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO LOCAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 48–59, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v2n2p48-59. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/521. Acesso em: 29 abr. 2024.