ARBORIZAÇÃO DO SETOR JARDIM DAS FLORES NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO

Autores

  • Luciano da Silva Guedes
  • Lígia dos Santos Vieira Coutinho Universidade Federal do Tocantins
  • Luciano da Silva Guedes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v1n01p01-14

Palavras-chave:

arborização, planejamento urbano, espécies arbóreas

Resumo

Com a influência da urbanização, o meio natural se comprime diante das artificialidades criadas pelo homem. Dessa forma, uma cidade que apresenta padrões de boa arborização, tanto em termos quantitativos como qualitativos, garante um habitat aos animais e colabora com a qualidade de vida das pessoas. O objetivo desse trabalho foi fazer uma análise do projeto de arborização implantado no setor Jardim das Flores na cidade de Araguaína-TO pelo poder público municipal no ano de 2004. As espécies arbóreas plantadas no Jardim das Flores foram o oiti e o flamboyant. Estas, de acordo com especialistas em arborização urbana, classificam-se como impróprias para o plantio em calçadas com largura inferior a 3,0m e sob a fiação elétrica, por serem consideradas árvores de grande porte (acima de 8,0 m de altura). Quanto à escolha das árvores e largura das calçadas, a arborização no Jardim das Flores foi planejada de forma errônea. Porém, quanto ao recuo (distância da frente da casa ao meio-fio), largura da rua e presença de fiação aérea, em alguns locais, as árvores não causarão maiores danos aos moradores.

Biografia do Autor

Lígia dos Santos Vieira Coutinho, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins

Luciano da Silva Guedes, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). Tem experiência na área de Geociências e atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento ambiental, paisagem e ordenamento territorial, geotecnologias de mapeamento do uso e ocupação da terra.

Referências

DANTAS, I. C. & SOUZA, C. M. C. de. Arborização urbana cidade de Campina Grande–PB: inventario e suasespécies. Revista de Biologia e Ciências da TerraGUZZO, P. Alterações ambientais em áreas urbanas, planejamento e legislação ambiental.In: Seminário Latino Americano de Planejamento Urbano. Campo Grande/ MS. Anais, 1993. p.214 –222.

NEVES, A. R. A Educação Florestal. Rio de Janeiro: Globo, 1989.PAIVA, H. N. de & GONÇALVES, W. Implantação de arborização urbana. –Viçosa: UFV, 2001.

PIVETTA, K. F. L. & SILVA FILHO, D. F. Arborização urbana. Boletim acadêmico: Série Arborização Urbana. Jaboticabal, São Paulo –2002.

SANTOS, Antonio Silveira Ribeira dos. Flora Brasileira: Arborização Urbana.Disponível em: www.aultimaarcadenoe.com/flora8.htm. Acessado.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

GUEDES, Luciano da Silva; COUTINHO, Lígia dos Santos Vieira; GUEDES, Luciano da Silva. ARBORIZAÇÃO DO SETOR JARDIM DAS FLORES NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 01–14, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v1n01p01-14. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/519. Acesso em: 29 mar. 2024.