INDICADORES BIOLÓGICOS, HIDROLÓGICOS E SEDIMENTOLÓGICOS NO CÓRREGO DO CEDRO EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP

Autores

  • Alyson Bueno Francisco Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p01-18

Palavras-chave:

canal fluvial, poluição hídrica, deposição, ambientes, sedimentos

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar os processos fluviais e ambientais em trechos do Córrego do Cedro, município de Presidente Prudente, através de resultados de experimentos em campo e laboratoriais. Foram pré-selecionadas três seções sendo uma próxima as nascentes (seção 1) e duas próximas à foz (seção 2A e 2B) do Córrego do Cedro. Em relação aos resultados destaca-se que a seção 1 por estar numa área mais declivosa possui tendência erosiva por isto apresentou maior velocidade de fluxo, maior profundidade, menor largura e menor vazão e os sedimentos encontrados nela são predominantemente de granulometria grosseira, ou seja, maiores do que 0,5 mm. Já as seções 2A e 2B por estarem localizadas próximas à foz, numa área pouco declivosa e com tendência deposicional apresentaram menor velocidade de fluxo, maior largura do canal e maior vazão e os sedimentos nelas encontrados são predominantemente de granulometria mais fina menor que 0,5 mm. Em relação aos macroinvertebrados bentônicos foram encontrados tanto grupos pouco tolerantes a poluição da água como os Ephemeroptera, quanto os mais tolerantes como os Chironomidae. Podemos concluir que o Córrego do Cedro apresenta indicadores de poluição das águas nas seções analisadas, suas vertentes apresentam processos erosivos como o voçorocamento e o seu leito apresenta-se assoreado.

Referências

BARBOSA, D. S. Limnologia do Rio Uberaba (MG) e a utilização de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores das modificações ambientais. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental), Universidade de São Paulo, 2003.

CARVALHO, W. A. Levantamento pedológico do manancial da bacia do rio Santo Anastácio. Boletim científico: FCT/UNESP, 1997.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia Fluvial. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.

COLANGELO, A. C. Metodologia em Geografia Física: ciência, tecnologia e Geomorfologia Experimental. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n. 11, p. 47-56, 1997.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 357 de 18 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459 Acesso em: 20 out. 2017.

DIBIESO, E. P. Planejamento Ambiental da Bacia do Córrego do Cedro – Presidente Prudente/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, 2007.

NUNES, J. O. R.; PEREZ, I. U.; FREITAS, R. Mapeamento geomorfológico do perimetro urbano de Presidente Prudente. Relatório de bolsa de iniciação científica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2007, 36f.

PERUSI, M. C. Alterações antrópicas de Argissolos decorrentes do uso e manejo e reflexos da densidade demográfica do município de Anhumas-SP. Dissertação (Mestrado em Agronomia), FCA/UNESP, 2001.

ROSS, J. L. S.; MOROZ, I. C. Mapa geomorfológico do Estado de São Paulo. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n.10, p.41-56, 1996.

SOUZA, R. J. Impacto ambiental provocado pelo conjunto habitacional Ana Jacinta ao afluente do córrego do Cedro. Trabalho de Conclusão (Graduação em Geografia), Universidade Estadual Paulista, 1997.

SUGUIO, K.; BIGARELLA, J. J. Ambiente fluvial. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1979.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

FRANCISCO, Alyson Bueno. INDICADORES BIOLÓGICOS, HIDROLÓGICOS E SEDIMENTOLÓGICOS NO CÓRREGO DO CEDRO EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 01–18, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n11p01-18. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/4363. Acesso em: 26 abr. 2024.