LETRAMENTO INFORMACIONAL:

um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFMT

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt, Bacharel CUR/UFMT
  • Sheila Cristina Ferreira Gabriel CUR/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p59-79

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ensino Superior, Letramento Informacional, Hábito de leitura, Informative Literature, Reading - Graduation, Higher education, Librarianship.

Resumo

Este artigo apresenta um extrato da pesquisa, Letramento Informacional: um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da UFMT/CUR, realizada na graduação, em 2017, no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). O referido curso é ofertado em regime de seriado anual e objetiva formar bacharéis em Biblioteconomia no período de quatro anos. A investigação buscou identificar se os alunos do 1º ano de Biblioteconomia, ingressantes em 2016 seriam letrados em relação ao universo informacional, utilizando-se duas categorias de análise: a) Hábito de leitura e b) Letramento informacional, nesse artigo é abordado o conceito letramento informacional. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Utilizou-se os conceitos de leitura, de acordo como Tourinho (2011) e Mata (2009); letramento na visão de Soares (2012), e letramento informacional na percepção de Gasque (2010, 2012, 2013) e Campelo (2006). A pesquisa justifica-se pela oportunidade de reflexão sobre a condição informacional em que os acadêmicos do curso de biblioteconomia da UFMT se encontram, para que então possam tentar se desenvolver intelectualmente e academicamente. Os resultados apontaram que mais da metade dos discentes tem dificuldades de interpretar e compreender, o que pode indicar que alguns alunos ainda não adquiriram o letramento informacional.

Biografia do Autor

Ana Claudia Reis Bittencourt, Bacharel, CUR/UFMT

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso

Sheila Cristina Ferreira Gabriel, CUR/UFMT

Professora Assistente do departamento de biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus de Rondonópolis. Foi docente no curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Escola pela UFMT, campus Rondonópolis. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT- Campus de Rondonópolis, na linha de pesquisa Linguagens, cultura e construção do conhecimento; Especialização em Gestão de pessoas pela Anhanguera - Rondonópolis (2010) e em História e Teoria da História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002); Bacharel em biblioteconomia pela Fundação Universitária do Oeste de Minas (1998). Possui experiência na área de biblioteconomia, atuando na docência do ensino superior e em Biblioteca universitária. No Mestrado desenvolveu pesquisa histórica sobre a constituição da Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso e os aspectos de práticas de leitura realizadas em seu interior no período de 1912 1950. Membro do grupo de pesquisa ALFALE até 2016 e do grupo de pesquisa ESTUDOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO e participante do Projeto de Pesquisa e Extensão Centro Memória Viva.

Referências

GASQUE, Kelley Cristina Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ci.Inf. , Brasília, v.3 9, n. 3, p. 83-92, set./dez. , 2010. Disponível em:< http://repositório.unb.br/handle/1048219263>. Acesso em: 10 ago. 2016.

NASCIMENTO, Leandro dos Santos; BERAQUET, Vera Silva Marão. A competência informacional e a graduação em Biblioteconomia na PUC-Campinas: uma análise de 2008. [S.l.], v.14, n. 3, p. 2-19, set./dez. 2009. Disponível em: <www.Scielo.br/pdf/pci/v14n3/02pdf>. Acesso em: 05 abr. 2016.

TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito?. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, PB, v.1, n. 2, p. 325-346, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periódicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tle>. Acesso em: 21 set. 2016.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; GABRIEL, Sheila Cristina Ferreira. LETRAMENTO INFORMACIONAL:: um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFMT. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 59–79, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p59-79. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3725. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)