A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NO COMPORTAMENTO MICROCLIMÁTICO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO IZABEL DIAS GOULART

Autores

  • Werlen Gonçalves Raasch CUR/UFMT
  • Antonia Marilia Medeiros Nardes CUR/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p151-175

Palavras-chave:

Espaço Urbano. Microclimas. Vegetação.

Resumo

O estudo visa caracterizar o comportamento microclimático da Unidade de Conservação Izabel Dias Goulart e seu entorno. Contudo, salientando a importância do verde em áreas urbanas. A Unidade de conservação (UC) está localizada no perímetro urbano, mais precisamente próximo a Área de Preservação Permanente (APP) da margem esquerda do Rio Vermelho, planícies de inundação do Córrego do Lourencinho, áreas de lazer e também entre condomínios habitacionais de classe média. Nessa perspectiva, foi realizado a coleta das variáveis meteorológicas em três pontos, onde, propositalmente o local escolhido para o ponto 1 não dispõe de vegetação. Os referenciais teórico-metodológicos foram utilizados para realizar um estudo sistemático e interpretativo dos conceitos e técnicas de Climatologia, Microclima Urbano, Geografia Física e Planejamento Ambiental. O trabalho de campo foi utilizado para coletar dados, realizar análise sensível do tempo e fazer registros fotográficos, bem como, compreender os fatores de organização espacial, ação antrópica e os fatores biogeográficos existentes. A coleta das variáveis meteorológicas, da Temperatura (T) e Umidade Relativa do Ar (UR) foi realizada uma vez por mês, nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Após o período de coleta de dados, utilizamos o programa Excel versão 2016 para manipular os dados, onde produzimos tabelas com as médias e gráficos para melhor análise dos mesmos. Os resultados da nossa pesquisa nos levaram a ter a mesma percepção que os estudos aqui referenciados, onde ás árvores demonstraram ser excelentes inibidores dos raios ultravioleta, tornando-se um instrumento de frescor, minimizando o estresse térmico. Ao caracterizar microclimas na Unidade de Conservação Izabel Dias Goulart e entorno, fica evidente que o verde exerce uma influência positiva para o clima das cidades, sendo mais perceptível a melhoria do conforto térmico em microescalas. 

Biografia do Autor

Werlen Gonçalves Raasch, CUR/UFMT

Graduando em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso 2014 - 2017. Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2015 - 2017. Membro do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental - PLANEA. Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2014 - 2015.

Antonia Marilia Medeiros Nardes, CUR/UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA)

Referências

MARTINI, Angeline. Microclima e conforto térmico proporcionado pelas árvores de rua na cidade de Curitiba-PR. 2013.129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal)-Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Dicionário Enciclopédico de Ecologia e Turismo. São Paulo: Manole Ltda, 2000.

PERTSCHI, Cristine, Susanne. Aspectos do campo térmico da área urbana de São José dos Pinhais/PR: situação de verão. 2005. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Construção Civil)-Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

RAASCH, Werlen Gonçalves; NARDES, Antonia Marilia Medeiros. A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NO COMPORTAMENTO MICROCLIMÁTICO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO IZABEL DIAS GOULART. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 151–175, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p151-175. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3717. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)