A MOBILIDADE DA FORÇA DE TRABALHO NA INDÚSTRIA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE – CEARÁ.

Autores

  • Marília Colares Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p134-150

Palavras-chave:

Metropolização, Espaço, Mobilidades

Resumo

Apresentamos neste artigo os sentidos da metropolização e a forma como ocorre em nossa realidade, compreendida aqui como uma expressão maior da urbanização contemporânea. Conduzimos a nossa pesquisa na intenção de compreender o município de Maranguape no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza a partir das mobilidades engendradas pelo desenvolvimento dos setores produtivos no município, e em particular, pelo trabalho na indústria, pois se constata que a atividade industrial se mostra como um grande vetor de mobilidades, e em nosso caso especifico, propulsiona uma maior mobilidade da força de trabalho. Não obstante, outras formas de mobilidades foram verificadas no município e constituem-se também em pistas que elucidam as relações metropolitanas. Dessa forma, atribuímos que os fluxos gerados pela atividade industrial se constituem como o mote da nossa investigação, pois compreendemos que a mobilidade decorrente dessa atividade e que ao mesmo tempo se materializa no espaço urbano seja de natureza metropolitana.

 

Referências

BECKER, O.M.S. A mobilidade espacial da população: conceitos, tipologia, contextos. In: CASTRO, I.E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R.L. Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
LEVY, Jacques. Os novos espaços da mobilidade. In: Geografhia, Revista da pós- graduação em Geografia da UFF, V 3 – Nº. 6. Niterói/ RJ, UFF/EGG, 2002.
MOREIRA, Ruy. As Categorias Espaciais da construção geográfica das sociedades. In: Geografhia, Revista dos pós-graduação em Geografia da UFF, Ano III, nº. 5. Niterói/ RJ, UFF/EGG, 2001.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

MENDES, Marília Colares. A MOBILIDADE DA FORÇA DE TRABALHO NA INDÚSTRIA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE – CEARÁ. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 134–150, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p134-150. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3589. Acesso em: 24 abr. 2024.