A TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA NO ASSENTAMENTO PACO-PACO EM PIRAPORA- MG

Autores

  • Gustavo Henrique Cepolini Ferreira USP e UNIMONTES
  • Jaqueline Aparecida Gonçalves Machado UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p18-38

Palavras-chave:

Territorialização, Campesinato, Assentamento Paco-Paco, Pirapora.

Resumo

O relato apresentado é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2016 que teve como objetivo analisar o Assentamento Paco-Paco localizado no município de Pirapora-Minas Gerais, sobretudo, em relação ao processo luta pela terra à sua atual configuração produtiva e comercialização, cuja base familiar demonstra a continua expertise do campesinato na fração de território conquistada nas margens do Rio Sã Francisco. Os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento bibliográfico, documental, entrevistas e trabalhos de campo no assentamento, os quais nos permitem inferir que os camponeses do Paco-Paco não têm problema com a seca tão evidente no Norte de Minas, e conseguem produzir e territorializar com fartura e diversidade na terra de trabalho e vida.  

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, USP e UNIMONTES

Mestre e Doutorando em Geografia Humana - USP. Pesquisador do Lab. de Geografia Agrária - FFLCH-DG/USP e Professor na UNIMONTES. 

Jaqueline Aparecida Gonçalves Machado, UNIMONTES

Graduanda em Geografia - UNIMONTES, Campus-Pirapora-MG. Integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes - BIC-CAMPI

Referências

Almeida, Rodrigo Praes. Uso e ocupação do solo em áreas de assentamentos rurais no norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal). Montes Claros: UFMG, 2016.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1981.

OLIVEIRA. Ariovaldo U. de. Agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini; MACHADO, Jaqueline Aparecida Gonçalves. A TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA NO ASSENTAMENTO PACO-PACO EM PIRAPORA- MG. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 18–38, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p18-38. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3543. Acesso em: 18 abr. 2024.