ANÁLISE COMPARATIVA DE FITOFISIONOMIAS EM ÁREAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO SÃO LAMBERTO E DO RIO VACARIA, MINAS GERAIS – MG COM USO DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Maria Ivete Soares de Almeida, Drª. UNIMONTES
  • Mariley Gonçalves Borges UNIMONTES
  • Hérick Lyncon Antunes Rodrigues UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p139-156

Palavras-chave:

Fitofisionomias, Unidades de paisagem, Sensoriamento remoto

Resumo

O monitoramento das Bacias Hidrográficas pode ser considerado como suporte na implementação de políticas para o planejamento e gestão dos recursos hídricos. O mapeamento de fitofisionomias e das unidades de paisagem permite compreender a dinâmica das Bacias e a respectiva integração dos elementos que a compõem. Inserido neste contexto, as técnicas de sensoriamento apresentam grande contribuição devido a possibilidade de obter dados espaciais e temporais de determinadas áreas, contribuindo de forma efetiva no gerenciamento de Bacias. Desta forma, a fim de atingir o objetivo proposto, a metodologiautilizadaneste trabalho baseou-se na reflectância de bandas isoladas das imagens de satélite e em índices de Vegetação. Constatou-se que as fitofisionomias estão situadas de forma fragmentada nas unidades de paisagem e ambas não apresentamum padrão de localização.As áreas de Cerrado compreendem as zonas de Chapadas nas duas Bacias Hidrográficas analisadas e as áreas de Floresta Estacional Decidual localiza-se em relevos de maior declividade da Bacia do Rio São Lamberto e no Fundo de Vales da Bacia do Rio Vacaria. Quanto a Mata Ciliar, esta acompanha todos os canais fluviais que perfazem as unidades de paisagem.

Biografia do Autor

Maria Ivete Soares de Almeida, Drª., UNIMONTES

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2000), doutorado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas ambientais, qualidade de vida, meio ambiente, degradação, Hidrografia, conservação, Montes Claros-MG, cidade média e conjunto habitacional, espaço urbano. Exerceu, no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2010, o cargo de Pró-Reitora de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Exerceu o cargo de Vice-Reitora no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2014.

Mariley Gonçalves Borges, UNIMONTES

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2012-2016) e Integrante do Laboratório de Geoprocessamento Professor Antônio Jorge. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UNIMONTES) - 2016 e vinculada ao Projeto "Extrativismo de Pequi em Minas Gerais: Potencial Produtivo, Aspectos Culturais e Ambientais" com apoio financeiro da FAPEMIG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geográfica -SIG e Sensoriamento Remoto.

Hérick Lyncon Antunes Rodrigues, UNIMONTES

Graduado do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2011-2015). Voluntário do Laboratório de Geoprocessamento da Unimontes, sob coordenação do Doutor Marcos Esdras Leite. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/Unimontes) - 2016 e vinculado ao projeto "Geotecnologias Integradas ao Cadastro Técnico Imobiliário: Proposta Metodológica para Atualização do Cadastro Técnico Imobiliário (CTI) de Montes Claros/MG" financiado pela FAPEMIG. Ocupou cargo de Técnico em Geoprocessamento pela empresa Geosat - Engenharia e Geoprocessamento LTDA (2014 - 2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento

Referências

RIBEIRO, J. F; WALTER, B. M. T. As Principais Fitofisionomias do Bioma Cerrado. In: SANO, S. M; ALMEIDA, S. P; RIBEIRO, J. F. Ecologia e Flora. Brasília: EMBRAPA, 2008. v. 1, p. 152-212.

ROSA, Roberto.Introdução ao Sensoriamento Remoto. 7ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2009.

STRAHLER, Arthur Newell. Quantitative Analysis of Watershad Geomorphology. New Halen: Transactions, American Geophysical Union. vol.38, n.6, 1957.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

ALMEIDA, Maria Ivete Soares de; BORGES, Mariley Gonçalves; RODRIGUES, Hérick Lyncon Antunes. ANÁLISE COMPARATIVA DE FITOFISIONOMIAS EM ÁREAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO SÃO LAMBERTO E DO RIO VACARIA, MINAS GERAIS – MG COM USO DE SENSORIAMENTO REMOTO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 139–156, 2017. DOI: 10.20873/rtg.v6n9p139-156. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3416. Acesso em: 26 abr. 2024.