A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL DO AGRONEGÓCIO E A AGROINDÚSTRIA DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO)

Autores

  • Delismar Palmeira Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Alberto Pereira Lopes UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p39-58

Palavras-chave:

Territorialização; Agronegócio; Araguaína.

Resumo

Neste trabalho buscou-se analisar a territorialização do capital do agronegócio no município de Araguaína no Brasil, bem como examinar a atual configuração de sua agroindústria no contexto local e internacional. Para atingir esses objetivos foi necessária uma ampla revisão bibliográfica acerca do tema tanto em aspectos gerais como por meio de monografias sobre o local. Outro elemento importante da pesquisa são os dados relacionados ao debate, que foram extraídos de sites oficiais e possibilitaram uma melhor assimilação da realidade de Araguaína no que se refere à territorialização do seu agronegócio. Conclui-se que esta atividade se encontra totalmente territorializada no município juntamente com o seu capital, e que a agroindústria possui uma dinâmica altamente produtiva com o quadro nacional e internacional. 

Biografia do Autor

Delismar Palmeira Costa, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, UFT, Porto Nacional/TO

Alberto Pereira Lopes, UFT

Doutor em Geografia Humana (USP) e professor do Curso de Geografia, UFT, Araguaína/TO

Referências

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução: Carlos Szlak, São Paulo: Annablume, 2005.

LOPES, Aberto Pereira. Escravidão por Dívida no Norte do Estado do Tocantins: vidas fora do compasso. São Paulo: USP, 2009. (Tese de Doutorado em Geografia Humana).

MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

COSTA, Delismar Palmeira; LOPES, Alberto Pereira. A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL DO AGRONEGÓCIO E A AGROINDÚSTRIA DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO). Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 39–58, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p39-58. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3377. Acesso em: 19 abr. 2024.