MUROS E CONDOMÍNIOS FECHADOS

REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Filipe Gomes Paulo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p22-35

Palavras-chave:

Segregação social, padrões de diferenciação, separação, cidade

Resumo

Este artigo analisa a reestruturação da cidade do Rio de Janeiro refletindo sobre a lógica da desigualdade capitalista que se materializa em muros que separam pessoas e a emergência dos condomínios. Identificamos que estas alterações espaciais modificam expressivamente a vida pública e o espaço público que se expressa no surgimento destes condomínios fechados/exclusivos, provocam mudanças no espaço urbano e causam grande separação entre grupos sociais confinados a espaços homogêneos. Existem neste período de reestruturação fronteiras rígidas (i)materiais e que fragmentam os espaços que costumavam ser públicos e, a partir destes empreendimentos, servem para manter os grupos sociais separados que alteram as formas de ver e viver a cidade. O artigo analisa estas questões a partir de uma discussão sobre o conceito de reestruturação e os discursos que envolvem a criação dos muros e dos condomínios fechados na cidade do Rio de Janeiro.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLAN-RIO, 1987. 156 p.

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

SOJA, Edward. W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1993, 223 p.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Como Citar

PAULO, Filipe Gomes. MUROS E CONDOMÍNIOS FECHADOS: REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 22–35, 2017. DOI: 10.20873/rtg.v6n9p22-35. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3032. Acesso em: 25 abr. 2024.