O USO DA MÚSICA COMO LINGUAGEM DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Anderson Santos de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcones da Silva Monteiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p36-47

Palavras-chave:

Geografia, Música, Ensino

Resumo

Neste artigo propomos analisar o uso da música enquanto linguagem e objeto de mediação pedagógica nas aulas de geografia e como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nosso objetivo é provocar uma discussão sobre a importância do uso desse recurso pelos professores de maneira adequada na problematização do conteúdo para instigar a criatividade e a criticidade dos alunos. Sugere ao educador, da necessidade de atualizar seus métodos de ensino, de acordo com o perfil dos educandos e suas representações. Devemos ir além dos conteúdos programáticos e admitir que tornou-se indispensável trabalhar essas novas competências, em virtude da evolução dos mecanismos educacionais. Este estudo utilizou de pesquisas do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” de caráter bibliográfico, para dar suporte as nossas intervenções (FERREIRA, 2002). Nossas primeiras reflexões apontam como resultados preliminares que a música aparece mais como um recurso isolado, um simples instrumento, do que uma ferramenta que possibilite a mediação pedagógica e a construção de um campo de dialogicidade. É necessário conceber por parte dos cursos de formação de professores que a música tem um caráter interdisciplinar e multirreferencializado e pode assumir papel mediático para a compreensão das categorias geográficas.

Biografia do Autor

Anderson Santos de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Marcones da Silva Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015).

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico. São Paulo: HUCITEC, 1994.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Como Citar

SANTANA, Anderson Santos de; MONTEIRO, Marcones da Silva. O USO DA MÚSICA COMO LINGUAGEM DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 36–47, 2017. DOI: 10.20873/rtg.v6n9p36-47. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/2969. Acesso em: 23 abr. 2024.