A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO TOCANTINENSE POR MEIO DA CARTOGRAFIA DAS MICRORREGIÕES

Autores

  • Andison Antonio de Oliveira França Universidade Federal do Tocantins
  • Kenia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Andison Antonio de Oliveira França Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Gonçalves Costa Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p198-208

Palavras-chave:

Tocantins, Cartografia, Microrregião

Resumo

A pesquisa foi realizada como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Cartografia II do curso de Geografia de Araguaína - UFT. O objetivo foi à caracterização espacial e socioeconômica das microrregiões, por meio da base cartográficas existentes no Tocantins. Identificou-se a falta de materiais didáticos dividido por microrregiões para se trabalhar a caracterização cartográfica do território tocantinense. Para realização dividiu-se em oito grupos para se caracterizar as microrregiões e elaboração das cartilhas didáticas a ser usadas no ensino básico. Foram levantados alguns dados como: divisão politica, conhecimentos ambiental e natural, população, economia, recursos energéticos, desigualdade social, histórico, cultura e turismo. Analisando os dados levantados observou-se grandes variações econômicas, culturais e geográficas, as diferenças entre os municípios espacializam desde os aspectos físicos ao socioeconômico, onde áreas tiveram um grande crescimento populacional e econômico em pouquíssimo tempo e outras manteve estagnado o patamar de desenvolvimento. As oito microrregiões é composta por 139 municípios com a população de 1.383,453 habitantes e em área são de 277.621,858 km². Resultou em oito cartilhas didáticas para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental a ser utilizadas nos estágios e na formação dos futuros docentes que atuaram nas escolas públicas da rede básica de ensino. 

 

 http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p198-208

Biografia do Autor

Andison Antonio de Oliveira França, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins

Kenia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Geografia - UFT. Doutora em Geografia pela UFG

Andison Antonio de Oliveira França, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Está Diretora de Assuntos Comunitários e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Comunitários e Cultura (PROEX-UFNT). Esteve coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins - UFT/UFNT (2019-2021). É doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014), onde também se titulou mestra em Geografia (2005), licenciada em Geografia (2007) e Bacharela em Geografia (2002). Além disso sou Técnica em Agrimensura pela Escola Técnica Federal de Goiás (1996). Desde 2014 estou vinculada ao Colegiado de Licenciatura em Geografia da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Araguaína nas seguintes atividades: docente, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia (LEPG). Desde 2017 também estou vinculada como docente/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPPGCult) e desde 2018 atuo como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Práticas e Saberes Agroecológicos (NEUZA). Mantenho ainda vínculo com a Universidade Federal de Goiás (UFG) onde atuei como docente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena e sigo como pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE-IESA-UFG). Tenho experiência na área de Interdisciplinaridades, com ênfase em Geografia, atuando nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cartografia, aprendizagens criativas, educação indígena, quilombola, etnias, cultura, identidades e territórios.

Referências

BRASIL. Direitos de Ruas. Disponível em: Acessado em: 28 de Junho de 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 1990. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php >. Acessado em: 01 de Maio 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php >. Acessado em: 01 de Maio 2016.

UFT. Edital Nº 11/2016. Programa de monitoria PIM. Universidade Federal do Tocantins: PROGRAD/PIM 2016/1.

TOCANTINS. Guia Turístico do Tocantins. Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia, Turismo e Cultura. Rio de Janeiro. Stampato Gráfica. 2011.

TOCANTINS. Atlas do Tocantins: Subsídios ao Planejamento da Gestão Territorial. Secretaria do Planejamento e da Modernização da gestão Pública – SEPLAN. Superintendência de pesquisa e Zoneamento Ecológico – Econômico. Diretoria de Zoneamento toe Ecológico econômico – DEZ. Organizado e atualizado po Paulo Augusto Barros de Sousa, Rodrigo Sabino Teixeira Borges e Ricardo Ribeiro Dias. 6. Ed. Ver. Atu. Palmas: Seplan, 2012.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

FRANÇA, Andison Antonio de Oliveira; COSTA, Kenia Gonçalves; FRANÇA, Andison Antonio de Oliveira; COSTA, Kênia Gonçalves. A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO TOCANTINENSE POR MEIO DA CARTOGRAFIA DAS MICRORREGIÕES. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 198–208, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n8p198-208. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/2415. Acesso em: 13 maio. 2024.