MÚLTIPLOS MODELOS DE ENSINO SUPERIOR EM ARAGUAÍNA

Autores

  • karimy Emmily Oliveira Fonseca Faculdade Católica Dom Orione http://orcid.org/0000-0002-4425-6943
  • Geraldo Alves Lima Faculdade Dom Orione - FACDO
  • Karimy Emmily Oliveira Fonseca Faculdade Católica Dom Orione
  • Geraldo Alves Lima Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p120-139

Palavras-chave:

Ensino superior, Araguaína, Presencial

Resumo

O presente artigo aborda uma análise do ensino superior na cidade de Araguaína, dessa forma, buscou-se entender os aspectos históricos, sociais e culturais que interferem nas relações sociais e na formação do ensino superior na cidade, tanto nas instituições de modelo presencial como também telepresencial, cuja problemática é compreender se a cidade de Araguaína poder ser considerada um polo universitário. Este estudo sobre os múltiplos modelos de ensino superior em Araguaína surgiu dentro da pesquisa: Reflexões sobre cultura e memória do ensino superior em Araguaína e nela foi agregado o questionamento a respeito da classificação da cidade com o termo “Polo Universitário", por ser uma titularidade complexa, investigamos para constatar a efetividade do mesmo, em especial aplicamos questionários á alunos e professores, os recursos utilizados na pesquisa foram a metodologia de coleta de dados, através de questionários ao corpo discentes com participação em movimentos religiosos universitárias, ligas acadêmicas e ao corpo docente. A contribuição da pesquisa para o universo científico foi a percepção da necessidade de maior desenvolvimento e investimento, com políticas públicas voltadas para o setor de ensino superior.

 

 http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p120-139

Biografia do Autor

karimy Emmily Oliveira Fonseca, Faculdade Católica Dom Orione

Estudante do curso de Direito da Faculdade Dom Orione

Geraldo Alves Lima, Faculdade Dom Orione - FACDO

Graduação em Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos, com Área de concentração Memória, cultura e tempo presente. Professor dos cursos de Administração e Direito, Psicologia, Gestão Financeira na FACDO. Pesquisador do NEIC.

Karimy Emmily Oliveira Fonseca, Faculdade Católica Dom Orione

Advogada. Bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com capacitação para o Ensino no Magistério Superior pelo Instituto Damásio. Pós-Graduanda em Direito Civil pela Faculdade Faveni. Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica ? PROCIENT da Faculdade Católica Dom Orione, na qualidade de bolsista, no período de 2014/2016, desenvolvendo trabalho de pesquisa e extensão acadêmica sobre Cultura e Memória do Ensino Superior em Araguaína-TO.

Geraldo Alves Lima, Faculdade Católica Dom Orione

Graduação em Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos, com Área de concentração Memória, cultura e tempo presente . Professor dos cursos de Administração e Direito, Psicologia, Gestão Financeira na FACDO. Pesquisador do NEIC

Referências

GASPAR, Jacira Garcia. O papel do ensino superior em Araguaína, TO: o que dizem os estudantes e os professores. Curitiba: PR, 2013.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NUNES, Carolina, S. Análise da criação e compartilhamento do conhecimento no curso de administração a distância da UFSC: projeto piloto. 2010. 69f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

FONSECA, Karimy Emmily Oliveira; LIMA, Geraldo Alves; FONSECA, Karimy Emmily Oliveira; LIMA, Geraldo Alves. MÚLTIPLOS MODELOS DE ENSINO SUPERIOR EM ARAGUAÍNA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 120–139, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n8p120-139. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/2204. Acesso em: 29 abr. 2024.