DESMATAMENTO E ADAPTAÇÕES DE AVES DE RAPINA NA ÁREA URBANA DE ARAGUAÍNA (TO)

Autores

  • Jassonio Cardoso Silva Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6534-1568
  • Carlos Augusto Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Jassonio Cardoso Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Augusto Machado Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p120-141

Palavras-chave:

Desmatamento, Expansão urbana, Aves de rapina, Cadeia alimentar

Resumo

O presente trabalho discute a expansão urbana da cidade de Araguaína (TO), mediante a construção da rodovia BR-153, evidenciando os impactos ambientais resultantes do desmatamento. Na implantação dessa importante via de ligação no território tocantinense, houve um aumento populacional significativo, devido ao grande número de trabalhadores de emprego e melhores condições de vida. A expansão de Araguaína em muito se deve a BR-153, que possibilitou o deslocamento de pessoas e cargas alavancando o comércio. A discussão principalmente sobre os impactos ambientais impostos às aves de rapinas/rapinantes, mediante a perda de seus territórios para a implantação de loteamentos residências é o foco desse trabalho, apresenta uma problematização de conscientização da importância da “cadeia alimentar” para o equilíbrio de um ecossistema, focando essas aves como fazendo parte do topo dessa cadeia. O trabalho demonstra também a vulnerabilidade dessas aves frente as inúmeras mudanças no seu habitat e as adaptações dos rapinantes na zona urbana de Araguaína, onde foi detectado a urbanização de algumas das aves monitoradas durante as pesquisas mediante o trabalho de campo, que deu suporte para que fosse possível desenvolver o presente estudo.

Biografia do Autor

Jassonio Cardoso Silva, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisa sobre Geografia

Carlos Augusto Machado, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia com a pesquisa intitulada "Gênese e Morfologia de Depósitos Tecnogênicos". Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins ministrando as disciplinas Hidrografia, Biogeografia e Solos Tropicais. Participa na elaboração de projetos ambientais (EIA-RIMA/RCA-PCA), com ênfase em Manejo Integrado de Solos e Águas em Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico ambiental, planejamento ambiental, manejo integrado e práticas conservacionistas e biodiversidade. Editor e revisor da Revista Tocantinense de Geografia (RTG) Coordenador do LABGESOL (Laboratório de Geologia e Solos).

Jassonio Cardoso Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia

Carlos Augusto Machado, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia com a pesquisa intitulada "Gênese e Morfologia de Depósitos Tecnogênicos". Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins ministrando as disciplinas Geologia e Geomorfologia. Participa na elaboração de projetos ambientais (EIA-RIMA/RCA-PCA), com ênfase em Manejo Integrado de Solos e Águas em Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico ambiental, planejamento ambiental, manejo integrado e práticas conservacionistas e biodiversidade. Editor e revisor da Revista Tocantinense de Geografia (RTG) e revisor da revista Cosmos. Coordenador do LABGESOL (Laboratório de Geologia e Solos). Publicou em 2016, o livro intitulado "Depósitos Tecnogênicos: Gênese, Morfologias e Dinâmica.

Referências

BRASIL, Senado Federal. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:Senado, 1998. 462 ps.

CARVALHO. E. P. História Natural, Morfologia, In: Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves de Rapina, série n° 5,ICMBIO, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-deacao/penaverapina.pdf>. Acesso em 29/06/14 às 14:04

DIAS, R. S. da S.; BRITO, Eliseu Pereira de. Uma Análise Territorial a Partir da Rodovia Belém-Brasília em Araguaína (TO). Revista Tocantinense de Geografia. Araguaína: UFT, Ano 1-vol. 1,2012.pp. 01-12.I

NSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

MACHADO, C. A. DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS In: Caminhos de Geografia (Uberlândia). Uberlândia: UFU, v.13, n.43, out/2012. pp.217-229.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

SILVA, Jassonio Cardoso; MACHADO, Carlos Augusto; SILVA, Jassonio Cardoso; MACHADO, Carlos Augusto. DESMATAMENTO E ADAPTAÇÕES DE AVES DE RAPINA NA ÁREA URBANA DE ARAGUAÍNA (TO). Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 120–141, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n7p120-141. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1833. Acesso em: 9 maio. 2024.