O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO

Sua constituição e a produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.17275

Palavras-chave:

(auto)biografia, ferramenta de pesquisa, formação docente, narrativa, processo formativo

Resumo

O método (auto)biográfico é uma ferramenta valiosa para pesquisa e formação, permitindo que os indivíduos revelem suas trajetórias de vida, aprendizados e promovendo (auto)reflexão e transformação. Este artigo teve como objetivo explorar o método (auto)biográfico, sua composição e contribuição para quem o utiliza. Utilizando a pesquisa bibliográfica, o trabalho sistematizou ideias de teóricos na área, apresentando as potencialidade e desafios do método nas ciências humanas e sociais e no campo da Educação. A revisão mostrou que o método é auto formativo, relevante para aquisição de competências e habilidades. Conclui-se que além de ser uma ferramenta de pesquisa, o método (auto)biográfico é um instrumento de formação de conhecimento que aprofunda a compreensão do desenvolvimento pessoal.

Biografia do Autor

Jorge Balzan, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Teleinformática e Redes de Computadores (IFPR), Graduado em Análise de Sistemas (UCPEL). Com experiência na Área de Tecnologia, Governança de TI, Administração e Gestão Educacional.

José Simão , Universidade Federal do Paraná

Graduação em análise de sistemas, administração e engenharia elétrica, é especialista em redes e sistemas distribuídos, mestre em informática e doutor em medicina, com foco em informática aplicada ao ensino e pesquisa em cirurgia. Atuou na iniciativa privada como técnico em eletroeletrônica, programador, analista de sistemas e de suporte, DBA, gerente de manutenção e gerente de teleprocessamento. Foi sócio-gerente em duas empresas (manutenção eletroeletrônica e informática médica). Concentra experiências em manutenção preventiva e corretiva de equipamentos digitais, modelagem de processos, planejamento e gestão de TI, administração de bancos de dados e em gestão de projetos. Colabora como avaliador do INEP (perfil TI), já elaborou itens no BNI-ENADE e atuou como certificador no ENEM. É professor titular na UFPR, onde foi diretor do Centro de Computação Eletrônica e coordenador da Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, e atualmente leciona e pesquisa temas voltados à ciência e gestão da informação, às tecnologias da informação, gestão de projetos e das tecnologias como vetor da gestão estratégica. Coordena o grupo de pesquisa em tecnologias e metodologias para a gestão da informação e do conhecimento, registrado no CNPq e certificado na instituição. Realiza pesquisas em: internet das coisas (IoT) e suas variantes; administração e análise de dados; privacidade, LGPD e questões éticas; informática médica, sistemas cognitivos e comunicação entre cérebro e computador (BCI/ BMI). Coordena projeto de extensão em TI aplicada e da programação de Arduino e MIT Inventor para crianças e jovens, alinhados às novas BNCC de pensamento computacional no ensino fundamental.

Daniel Markowicz, Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba

Doutor e Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Estudos Sociais/História pelas Faculdades Integradas Espírita (1999), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010) e doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná (2019). Atua no campo da Ciência da Educação especialmente na área das Ciências Humanas. É professor concursado do Estado do Paraná e está Diretor do Colégio Estadual Anita Canet de Fazenda Rio Grande. No ensino superior é Professor na Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba. Possui vasta experiência em Administração Pública Educacional e atuou como assessor na elaboração dos Planos Municipais de Educação de Fazenda Rio Grande e Lapa no Paraná.

Rosane Balsan, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Criou e Coordenou o Programa de Extensão da Terceira Idade do Cassino da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Turismo, Patrimônio Cultural e Geografia Regional. Atualmente é professora associada, nível 4, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional e Também coordenou e participou dos Projetos Financiados pelo MEC - ProExt 2009, ProExt 2010, ProExt 2011, ProExt 2015 (na linha temática de Preservação do Patrimônio Cultural Realizou o estágio pós-doutoral no projeto " A festa das novenas de Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional: patrimônio imaterial do estado do Tocantins", na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2016). Coordenadora do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades - NEUCIDADES e responsável pelo Projeto Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional-TO. Participa das Redes: Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP PAN-AMAZÔNIA) - UFPA e Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação - REESCRITA e do Grupo de Pesquisa Paisagem Cutura e Território. Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de Ecoturismo.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: ? Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 149-170, 2006.

ANGELOU, Maya. I Know Why the Caged Bird Sings. New York: Random House, 1969.

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The new mestiza. 4thedition. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.

BARREIRA, M. M.. A ABORDAGEM PÓS-METAFÍSICA E CONVERSACIONAL DO SELF EM RICHARD RORTY. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 25, n. 3, p. 26–33, set. 2022.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; OLIVEIRA, Mariza Soares. Pesquisa-formação, abordagem (auto)biográfica e acompanhamento: (re)construindo pontes entre a universidade e a escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 1380-1391.

BRIDGES, William. Transitions: Making sense of life's changes. Cambridge, MA.2 ed.2004.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2018.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, p. 185-195, 1997.

DAVIS, Angela. Angela Davis: An Autobiography, New York: Randon House, 1988.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras de l’indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto e Luis Passeggi. São Paulo: Paulus; Natal, RN: EDUFRN, 2008.

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. [S. l.]: Artes Médicas, 2018.

FERRAROTI. Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FRANKL, Viktor E. Man's Search for Meaning. Pocket Books, 1971.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Local?: Editora Paz e Terra, 1996.

FRISON, L. M. B., DA VEIGA SIMÃO, A. M. Abordagem (auto) biográfica–narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, v. 34, n. 2, p. 198-2006, 2011.

GALVÃO, Cecília. Narrativas Em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

HOOKS, Bell. Feminism Is for Everybody: Passionate Politics. Cambridge, MA :South End Press, 2000.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação & Realidade, v. 37, p. 19-31, 2012.

MARTINS, R. M., ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educação em Revista, v. 34, p. x-y, 2018.

MARTINS, Rosana Maria. Aprendendo a ensinar: as narrativas autobiográficas no processo de vir a ser professora. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2015.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (org.) Vida de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2000.

NÓVOA, A., FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. 2 ed. Natal: EDUFRN, 2014.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, 1992.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e pesquisa, v. 32, p. 329-343, 2006.

PIZZANI, L., DA SILVA, R. C., BELLO, S. F., HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.

RICOEUR, Ricoeur. Tempo e narrativa – Tomo 1. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus editora, 1994.

SOUZA, Elizeu Clementino. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. [Porto Alegre]: EDIPUCRS, 2006.

YOGANANDA, Paramahansa. Autobiography of a Yogi. Self-Realization Fellowship Publishers, 1978.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

BALZAN, Jorge; PINTO, José Simão de Paula; MARKOWICZ, Daniel; BALSAN, Rosane. O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO: Sua constituição e a produção de conhecimento. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 141–165, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.17275. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/17275. Acesso em: 29 abr. 2024.