PARQUES URBANOS

Forma, Função, Estrutura e Processo e suas potencialidades para o Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.17084

Palavras-chave:

Parques Urbanos, Categorias de análise, Componentes físico-naturais e sociais, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo surge do anseio de um estudo que tange às questões do Ensino de Geografia na Educação Básica levando em consideração as potencialidades geográficas de um parque urbano, com análise desses espaços através de sua forma, função, estrutura e seu processo, que, considerados em conjunto, constroem uma base teórica e metodológica a partir da qual é possível discutir os fenômenos espaciais em sua totalidade, como afirma Santos (1985). O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre os parques urbanos enquanto um recorte territorial, além de argumentar sobre possibilidades de ensino de Geografia em parques urbanos, tendo esses locais grandes potencialidades geográficas para o processo de ensino e aprendizagem através da relação entre os componentes físico-naturais e sociais partindo da vivência dos educandos, podendo ser explorados (esses parques) a partir de linguagens, estratégias e técnicas (fotografias, vídeos, questionários iconográficos) que podem ser trabalhadas durante todo o processo educativo da proposta teórico-metodológica trabalho de campo, por exemplo. Consideram-se componentes físico-naturais todos os elementos compostos no espaço geográfico que em sua origem e seu desenvolvimento se formaram na natureza sem depender das relações sociais. Já os componentes sociais são concebidos como aqueles oriundos das relações sociais dos seres humanos que produzem e atuam cultural, econômica e politicamente. 

Biografia do Autor

Wanessa Santos Silva, Universidade Federal de Goiás

Geógrafa pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino em Senador Canedo-GO. Atualmente estou, Técnica de prestação de contas na Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo-GO. Professora apresentadora no projeto "Ser Goiás" no sistema Sagres Educa - TV Sagres. Discente no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, na modalidade mestrado.

Adriana Olívia Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Componentes físico-naturais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Presidente Prudente. Mestra em Geografia com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano em bacias hidrográficas - UNESP/Presidente Prudente. Graduada (licenciatura e Bacharelado em Geografia - UNESP/Presidente Prudente.  Professora adjunta nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiânia - IESA/UFG. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Ambiente (Núcleo GEA) registrado no CNPq, no Lepeg/ IESA/UFG.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

SILVA, Wanessa Santos; ALVES, Adriana Olívia. PARQUES URBANOS: Forma, Função, Estrutura e Processo e suas potencialidades para o Ensino de Geografia. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 239–257, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.17084. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/17084. Acesso em: 29 abr. 2024.