DIZERES LÍTERO-GEOGRÁFICOS

AGROECOLOGIA EM CRÔNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16956

Palavras-chave:

Geografia, literatura, escrita

Resumo

A inquietação que nos levou à produção deste artigo emergira do caráter burocratizado de grande parte dos textos científicos, herança de uma tradição discursiva que, ao reivindicar neutralidade, comprometeu a autoria. Se, na Agroecologia, conclama-se a aproximação entre o conhecimento científico e o saber vernacular, parece-nos também salutar a oxigenação da escrita acadêmica na direção de uma “desfossilização” do texto. A partir de três crônicas que versam acerca do movimento agroecológico, ilustramos o esforço coletivo empreendido pelo grupo de pesquisa “Espaço, Sujeito e Existência”(CNPQ), que há mais de uma década vasculha as possibilidades latentes no encontro entre Geografia e Literatura, tensionando novos dizeres lítero-geográficos. Endossamos o princípio freireano de que há que se cultivar e disseminar palavras prenhas de mundo (FREIRE, 1987), palavras que anunciam novas geografias-em-forma-de-vida (MARANDOLA JR, 2018). As crônicas aqui compartilhadas são endereçadas a diversos espaços e situações: salas de aula, acampamentos e assentamentos rurais, cursos de formação, sarais, bares. Esperançamos que os leitores, ao invés de recolherem para si as palavras que aqui oferecemos, degustem-as vagarosamente e as semeiem em outros quintais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Marques, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia (UFG). Docente no Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (PPGEO/Campus Cora Coralina). Coordenadora do Núcleo PIBID Geografia/UFPB. (2021 - 2023) Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). (2018-2020) Diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB - Seção Goiânia). Pesquisadora da rede "Espaço, Sujeito e Existência" (CNPq/UFG) e colunista da página Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ/RJ). Áreas de interesse: cartografias existenciais; leitura territorial da escola; juventude e educação geográfica.

Rodrigo Emídio Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás(2007), especialização em Métodos e técnicas de ensino pela Universidade Saldado de Oliveira(2010) e mestrado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Goiás(2022). Atualmente é professor da Secretaria municipal de Educação, professor da Secretaria Estadual de Educação, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e Revisor de periódico da Revista Geografia Literatura e Arte da Faculdade de Filosofia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cinema, Olhar, Paisagem, Cidade.

Valdir Specian, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Educação Ambiental e mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental (2003), ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Jataí - PPGGEO/UFJ. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá e responsável pelo Laboratório de Estudos do Ambiente e do Território - LEAT/UEG. É membro do Grupo de Pesquisa: Espaço, Sujeito e Existência (Dona Alzira/IESA/UFG). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, geografia agrária com ênfase aos atingidos por barragens e sociobiodiversidade do Cerrado. Resumindo, sou um trabalhador.

Referências

ADORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. Tradução por Juba Elisabeth Levy. 5ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Verus Editora, 2011.

BOSI, Alfredo. O ser e tempo da poesia. 8ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CHAVEIRO, Eguimar. A implacável fragilidade do quadrado. Coluna Opnião – Multiplicadores de Visat (blog). Disponível em: www.multiplicadoresdevisat.com. Acesso em: set. de 2021.

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Dizibilidades literárias: a dramaticidade da existência nos espaços contemporâneos. Geograficidade, v. 5, n. 1, p. 40-51, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/. Acesso em: março 2023.

DUNKER, Christian. Paixão da ignorância: a escuta entre Psicanálise e Educação – Coleção Educação e Psicanálise. – São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

FERNANDES, Florestan. O significado do protesto negro. São Paulo: Cortez, São Paulo: 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. – 64 ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GONÇALVES, Ricardo J. de A. Fernandes. Interpretações geográficas em Moçambique /África e experiências dialógicas na terra de boa gente (Inhambane). Revista Pegada. Presidente/SP, vol. 19, nº 2, pp. 410 - 437, 2018.

HOOKS, bell. Teoria Feminista: da margem ao centro. – São Paulo: Perspectiva, 2019.

KROPOTKIN, Piotr. Socialismo. Intermezzo/ Biblioteca Terra Libre, 2021.

MARANDOLA JR, Eduardo. Olhar encarnado, geografias em formas-de-vida. GeoTextos, v. 14, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/g eotextos/article/view/28599.

MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. Brasiliense, 2017.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.

SPECIAN, Valdir; CHAVEIRO, Eguimar F. Resistência Socioambiental: outra dimensão da atividade camponesa. Caminhos de Geografia, Uberlândia, Edição Especial: I CIGEO-DR, pp. 89 – 104, 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia>. Acesso em: 26 set. 2021.

SANATAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 9ª reimpressão. São Paulo: Iluminunras, 2015.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

MARQUES, Ana Carolina Oliveira; SILVA, Rodrigo Emídio; SPECIAN, Valdir. DIZERES LÍTERO-GEOGRÁFICOS: AGROECOLOGIA EM CRÔNICAS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 358–371, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.16956. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16956. Acesso em: 29 abr. 2024.