FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EXEMPLOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MUNICIPAIS

Autores

  • Alyson Bueno Francisco Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16847

Palavras-chave:

Princípios, Legislação, Interdisciplinaridade, Conscientização

Resumo

A educação ambiental no Brasil está em processo de adesão da prática pedagógica desde a década de 1990, sendo oficializada por uma política nacional em 1999. O meio ambiente precisa ser tratado mais do que um eixo transversal, sendo parte integrante da realidade dos educandos no século XXI, a partir dos princípios de sustentabilidade, interdisciplinaridade e complexidade. As práticas educativo-ambientais podem ser aplicadas pela corrente crítico-reflexiva de Paulo Freire no contexto da leitura de mundo feita pelo educando diante dos problemas ambientais de sua localidade. Um dos principais exemplos de práticas educativo-ambientais é a realização de trabalhos de campo em microbacias hidrográficas. As práticas educacionais e ambientais possuem fundamentações legais e os docentes podem apoiar suas metodologias e práticas. Como exemplo de prática educativo-ambiental existem visitas em parques ecológicos criados em espaços públicos de antigas áreas degradadas, a fim de despertar a conscientização de alunos do ensino fundamental para as práticas respeito à natureza e aos espaços públicos.

Biografia do Autor

Alyson Bueno Francisco, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia (2017), Mestre em Geografia (2011), Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Campus de Presidente Prudente. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca. Defendeu o doutorado aos 30 anos de idade. Realizou estágio pós-doutoral de 12 meses com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Possui 38 publicações em 2018 e 2019. Passou por todos os níveis de ensino em escolas públicas e universidade pública. Atuou profissionalmente nas esferas federal (IBGE), estadual (professor no Centro Paula Souza e tutor em EAD pela FUNDUNESP) e municipal (técnico em agrimensura). Possui publicações com autoria individual em 8 livros, 6 capítulos, 26 artigos nacionais e artigo internacional. É pesquisador dos temas: erosão urbana, monitoramento de boçorocas, controle de erosão, cartografia em grandes escalas e extensão universitária em práticas de conservação da natureza.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

FRANCISCO, Alyson Bueno. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EXEMPLOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS MUNICIPAIS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 01–11, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16847. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16847. Acesso em: 29 abr. 2024.