MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16737

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Transporte sustentável, Sustentabilidade, Teoria Fuzzy

Resumo

Este trabalho está direcionado para o desenvolvimento de modelo matemático sustentado nos preceitos das Integrais-Fuzzy, focado na geração de índices de qualidade da mobilidade urbana. Para tanto se desenvolve pesquisa exploratória ex-post-facto, pois pretende-se gerar um diagnóstico sobre as condições da movimentação na cidade, baseando-se na coleta de dados sobre as percepções dos usuários nas viagens cotidianas. Tal modelo pode ser utilizado de forma rotineira para geração de série histórica, promovendo melhoria do processo decisório de organismos públicos. Para teste e validação do modelo desenvolveu-se um estudo de caso baseado em pesquisa realizada em outubro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O modelo apresentou-se estável e coerente após a análise dos seus resultados, pelo cruzamento dos índices gerados com questão reflexiva sobre a mobilidade. O diagnóstico dos usuários da cidade analisada é que a qualidade é ruim, com IQMU igual a 4,07 no universo de discurso [0,10]. Pontuaram-se também as percepções dos usuários quanto aos modos de transporte, com destaque para melhor nota para táxi-frete (IQM = 5,15) e pior grau para bicicleta (IQM = 3,12). Os resultados também foram avaliados organizando-os pelas características dos respondentes (gênero, faixa etária e formação) e pela condição das viagens (tempo de deslocamento e quantidade de baldeações).

Biografia do Autor

Marcelo Prado Sucena, Fundação Getulio Vargas

Pós-Doutorado pela COPPE/UFRJ/LASUP - Laboratório de Aplicações de Supercondutores - Programa de Engenharia de Elétrica (Modelo Neuro-Fuzzy para gerenciamento ambiental da operação do trem de levitação magnética - MagLev-Cobra), Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (Modelo Neuro-Fuzzy Sistêmico para subsidiar alocação de recursos), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) (Procedimento para identificação de elementos críticos, com FMECA, para subsidiar alocação de recursos), Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ (Programa em FORTRAN para equilíbrio de rede de energia com contingência). É pesquisador do FGV Transportes. Atuou em várias frentes na Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) e Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, em destaque como Assessor da Subsecretaria de Transportes e na Diretoria de Administração e Finanças, como Chefe de Departamento de Monitoração de Transportes e como Analista de Sistemas. Atuou também como representante da SETRANS para planejamento de transportes nos Jogos Mundiais Militares, Rio+20 e candidatura para as Olimpíadas de 2016. Foi professor/pesquisador do Instituto Militar de Engenharia (pós-graduação em nível de especialização e mestrado) e na Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação). Foi professor terceirizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/NUSEG (pós-graduação) e na Escola Técnica Estadual Engenheiro Silva Freire. É autor de vários artigos em congressos, seminários e periódicos. Tem larga experiência nas áreas das Engenharias de produção, de transporte, de sistemas e de manutenção, além das áreas inteligência artificial, pesquisa operacional, gestão do conhecimento e tecnologia metroferroviária.

Marcus Vinicius Quintella Cury, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE (1999), Mestre em Sistemas e Computação, com ênfase em Transportes, pelo Instituto Militar de Engenharia-IME (1989), Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (1995) e Engenheiro Civil pela Universidade Veiga de Almeida (1981). Desde outubro/2014, atua como consultor em logística e transportes na FGV Projetos. De maio/2011 a setembro/2014, ocupou a posição de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort. Entre setembro/2007 e abril/2011, ocupou o cargo de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU. É professor convidado do IME e da FGV e atua como coordenador acadêmico dos cursos MBA e Post-MBA da FGV. É International Assessment Partner do EQUAA - Education Quality Accreditation Agency. Tem experiência em Engenharia e Economia de Transportes, principalmente rodoviário e metroferroviário, e tem as seguintes áreas de interesse: sistemas metroferroviários e rodoviários, de carga e passageiros, análise financeira de projetos, lógica fuzzy, empreendedorismo, avaliação social e econômica de projetos, modelagens financeiras e finanças corporativas.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

SUCENA, Marcelo Prado; CURY, Marcus Vinicius Quintella. MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 29–58, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16737. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16737. Acesso em: 13 maio. 2024.