APRENDENDO E ENSINANDO

o percurso de orientação docente na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16705

Palavras-chave:

Geografia, Orientação, Pós-graduação

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, no período de 2015 a 2023, relacionada as dissertações de mestrado por mim orientadas, que se encontram num período de dez (10) anos do programa.  Este trabalho tem como objetivos: apresentar as pesquisas de mestrado e pós-doutoramento realizadas no PPGG-UFT em Geografia sob minha orientação; destacar as temáticas das pesquisas apresentadas nas dissertações; indicar as áreas de abrangência geográfica das pesquisas e indicar a importância das pesquisas no âmbito profissional, pessoal e acadêmico. Trata-se de um estudo narrativo, do qual fizemos opção pelo uso da pesquisa bibliográfica, consultando as dissertações descritas no texto. Este estudo permitiu um retorno às temáticas defendidas num passado próximo, cujos temas são e permanecem contemporâneos, e também possibilitou olhar as temáticas defendidas recentemente que continuam atuais.

Biografia do Autor

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

BISPO, Marcileia Oliveira. APRENDENDO E ENSINANDO : o percurso de orientação docente na pós-graduação. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 309–326, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16705. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16705. Acesso em: 28 abr. 2024.

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