MAIS DE UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – PPGG/UFT

trajetória, produção e expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16661

Palavras-chave:

pesquisa científica, método teórico, ciência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a trajetória do autor em suas pesquisas científicas na área da geoterritorial no curso de Pós-graduação em Geografia no Campus Universitário de Porto Nacional. O texto problematiza o método teórico na área da Geografia Humana quanto a interpretação da realidade social estabelecida no espaço social. O método científico não deve ser tratado numa perspectiva disciplinar e sim interdisciplinar. Não há métodos exclusivos para determinadas ciências e, a ciência geográfica não trabalha com um único método. Historicamente, a ciência geográfica é caracterizada por uma pluralidade metodológica. Cabe aos geógrafos escolher o método teórico de sua escolha. Relata a trajetória das pesquisas teóricas e empíricas desenvolvidas pelo autor durante a sua atuação no Mestrado em Geografia em Porto Nacional e as suas expectativas quanto ao trabalho de futuras pesquisas científicas no curso. A metodologia trabalhada no texto baseou-se em uma revisão bibliográfica e em um relato das pesquisas empíricas do autor.

Biografia do Autor

Roberto Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Referências

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e o Estado. 9º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. Tradução de Lendro Konder.

MARTÍNEZ, Ana S., MOYA, Juana R. e MUNOZ, M. mujeres, espacto y sociedad - hacia una geografía del género. Madrid: Síntesis, 1995.

MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política. Trad. José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. Expressão Popular. São Paulo: 2011.

SALVADOR, Diego Salomão C. O. A Geografia e o método dialético. Sociedade e Território, Natal, v. 24, nº 1, p. 97 - 114, jan./jun. 2012.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997.

SILVA, Susana Maria Veleda da. Geografia e Gênero. Geografia e gênero/geografia feminista o que é isto? Boletim Gaúcho de Geografia. n. 23, AG8-PA -Porto Alegre-RG - p. 104- 110 - Março /1998.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

SANTOS, Roberto Souza. MAIS DE UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – PPGG/UFT: trajetória, produção e expectativas. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 270–290, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16661. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16661. Acesso em: 1 maio. 2024.