CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16496

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Geografia, Educação geográfica, Ensino de Geografia, Redes Colaborativas

Resumo

Em razão da comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins este artigo tem como objetivo apresentar o percurso de criação e os desdobramentos que contribuíram para a consolidação da área de pesquisa em Ensino de Geografia no PPGG. A partir de um conjunto de fontes históricas, da produção acadêmica e de registros de pesquisas busca-se explicitar as ações que resultaram na constituição da linha de pesquisa em Ensino de Geografia no PPGG da UFT. O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins foi implantado em 2011 com duas linhas de pesquisa: "Análise e Gestão Geoambiental" e "Estudos Geoterritoriais" e permaneceu até 2016 com esta configuração. A alteração das linhas de pesquisa no PPGG ocorreu em 2016 mediante a demanda que crescia ano após ano por orientações na área de ensino de Geografia.  Em 2017 o PPGG incluiu a linha de pesquisa “Ensino de Geografia” no processo seletivo procurando destacar a Geografia na dimensão do ensino com espaço para a reflexão, pesquisa e debate sobre a Geografia no contexto da educação escolar, a formação de professores, a relação entre Geografia e educação formal e não-formal, a relação ensino aprendizagem na Geografia, cultura-arte-memória-imaginário no ensino da Geografia, tecnologias e práticas pedagógicas, ensino de Geografia e Educação Ambiental, e as categorias geográficas na relação do ensino aprendizagem. Durante esses 6 anos de formação de mestres na área de ensino de Geografia o PPGG contabiliza 15 dissertações defendidas (até abril de 2023) e 7 em andamento.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Professora Associada do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela UNESP Presidente Prudente (2004), e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal do Tocantins. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, e, da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisora de outros periódicos da área. Possui pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, e, Estudos Culturais, além de ser autora de vários artigos publicados em periódicos da área de Geografia.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFT. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 346–371, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16496. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16496. Acesso em: 12 maio. 2024.