GESTÃO EDUCACIONAL EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO

reve descrição das prioridades pedagógicas organizacionais na elaboração do PPP, da Escola Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, no Município de Nova Olinda –TO

Autores

  • Helenita Rabelo Duarte UNITINS
  • Giliana Zeferino Leal Mendes Universidade Federal do Tocantins
  • Helenita Rabelo Duarte Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p80-104

Palavras-chave:

Gestão educacional, Projeto Político Pedagógico, Prioridades Organizacionais

Resumo

Gestão democrática é uma proposta de ações democráticas em conjunto com a comunidade escolar, família, professores, alunos e os seguimentos sociais presentes em sociedade; com o propósito de promover a qualidade de ensino nos espaços educacionais brasileiro; um direito a educação, garantido por Lei LDB Lei nº 9394/96, como também, o Programa Nacional da Educação – PNE promulgado em 2001, o qual contribui positivamente nesse processo de redemocratização nos espaços educacionais. Sendo um dos pontos em alto no processo democrático, o qual recai na elaboração em conjunto do PPP - Projeto Político Pedagógico. Uma ferramenta utilizada para registrar as necessidades do ambiente escolar, os desafios, as avaliações das ações administrativas e pedagógicas, suscitar projetos educacionais na perspectiva de esvair os altos índices de evasão escolar, reprovação, cancelamento de matrículas, distorção série idade, entre outras, barreiras no processo de ensino aprendizagem na real. É sabido que vivemos em uma sociedade que se diz democrática, no entanto há um grande abismo entre as decisões e as ações, entre as leis e suas aplicabilidades no cotidiano social. Muniu-se dessas interrogativas e debruçou-se a pesquisar sobre o proposto no Colégio Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, para isso, trabalhou-se com a perspectiva de um estudo de caso. Teve como principal base para uma análise in lócus o PPP, observações e na unidade, aliada as pesquisas teóricas de obras que discorrem de forma direta ou indiretamente o tema proposto. 

Biografia do Autor

Helenita Rabelo Duarte, UNITINS

Graduada em Licenciatura em História pela UFT e em Pedagogia pela UNITINS. Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo ITOP.  Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela FAPAF. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Rio Sono. Tem ampla experiencia como Coordenadora  Pedagógica e Docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu nas Faculdades FAPAF e Rio Sono

Giliana Zeferino Leal Mendes, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (área de concentração CAPES, Planejamento Urbano e Regional/Demografia), Mestrado Universidade Federal do Tocantins 2020. Graduação em Geografia - Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Tocantins 2009. Especialização em Docência do Ensino Superior; Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins 2017; Auditoria e Certificação Ambiental; Gestão e Educação Ambiental; Geografia e Gestão Educacional. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8740-7177. Experiências: Elaboração de Projetos Sociais, Ambientais e Educacionais; Docência do ensino superior nas áreas de formação e especializações e orientações e avaliações de trabalhos acadêmicos; Palestras voltadas ao meio ambiente, questões sociais e educacionais; e Docência do ensino superior. Atuou enquanto Coordenadora na Casa-Lar (Casa Meninas Ágape) de julho de 2015 à outubro de 2016; Como secretária de ONG ABA - Associação Beneficente Ágape de julho de 2015 à dezembro de 2019 (voluntária); Encarregada na Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório Lima de março de 2017 a março de 2019. Como Docente de Ensino Superior de 2010 a 2016. Como professora da educação básica de 2009 a 2010. Bolsista CAPES, pelo Código de Financiamento 001, de Abril de 2019 a 14/04/2020, enquanto discente do PPGDIRE, UFT Campus Cimba, Araguaína - TO. Atua como Coordenação no Município de Araguaína/TO pela Portaria nº 251 de 12 de janeiro de 2021, com lotação na Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório Lima e Casa-Lar. 

Helenita Rabelo Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, em 2005, e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins - Unitins, em 2011. Especialista em Educação Especial pela Faculdade Albert Einstein , 2007. Tem experiência na área de Educação, e Consultoria Educacional. Mestra em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus de Araguaína-TO, 2021.

Referências

ARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB: Brasília2000,(Dissertação de Mestrado).

AZEVEDO, Janete; GRACINDO, Regina Vinhaes. Educação, sociedade e mudança. Brasília: CNTE, 2005.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 7. ed.,Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação:o município e a escola. In:______.FERREIRA, Naura; AGUIAR, Márcia (org.). Gestão da Educação:impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília–DF,1998.

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

DUARTE, Helenita Rabelo; MENDES, Giliana Zeferino Leal; DUARTE, Helenita Rabelo. GESTÃO EDUCACIONAL EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO: reve descrição das prioridades pedagógicas organizacionais na elaboração do PPP, da Escola Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, no Município de Nova Olinda –TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 80–104, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n7p80-104. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1644. Acesso em: 10 maio. 2024.