ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na Fronteira da Paz, Santana do Livramento/Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16245

Palavras-chave:

Economia solidária, incubação, autogestão

Resumo

No contexto corrente de pandemia de Covid-19, a economia solidária nos ensina que o dinheiro não deve ser a prioridade, mas sim as pessoas e o cuidado com a natureza. Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades de incubação, capacitação, intercâmbio e prestação de assessoria técnica e tecnológica prestados aos EES em Santana do Livramento/RS pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários na Fronteira da Paz. Criada em 2015, ela é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul), que possuem campus em Santana do Livramento/RS. Mesmo com falta de apoio e com a Pandemia da Covid-19, temos a certeza de que a incubadora deve continuar, ser fortalecida e acompanhar a caminhada desse movimento social que é resistência diante das desigualdades que corroem as sociedades capitalistas.

Biografia do Autor

Altacir Bunde, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goias (UFG), campus de Catalão; doutorado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goias (UFG); professor de Economia Brasileira do curso de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Santana do Livramento (RS); Líder do Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Território - GEISAT cadastrado no CNPq. 

Cassiane da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Tecnóloga em Agropecuária. Mestre e doutora em Extensão Rural pela UFSM. Professora Adjunta em Desenvolvimento Rural na UERGS, Unidade Santana do Livramento. Trabalha com temas como gênero e ruralidade, feminismo e Agroecologia e economia solidária.

Igor de Menezes Larruscaim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Tecnologia em Gestão Pública (2013) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pampa (2017). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (2020). Doutorando no curso de Pós-Graduação em Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Interesse nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Institucional, Complexidade Econômica e Economia Internacional.

Eduarda Barbosa de Castro, Universidade Federal do Pampa

Estudante do Curso de Relaçoes Internacionais da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus Santana do Livramento – RS.

Referências

BUNDE, A. (Coord. 2019) Relatório de atividades do Projeto de incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) na Fronteira da Paz – Santana do Livramento – RS. Chamada CNPq/MTb-SENAES Nº 27/2017. Santana do Livramento, 2019.

BUNDE, A.; COSTA, C.; VILELLA, M. E. X.; INACIO, L. R. A experiência da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na Fronteira da Paz, Santana do Livramento/RS. In: VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina, 2020, São Leopoldo - RS. Anais do VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina. São Leopoldo - RS: Guarita Digital, 2020. p. 1159-1169.

COSTA, C. (Coord. 2016) Relatório de atividades do Projeto de incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) em Santana do Livramento/RS. CHAMADA MCTI-SECIS/MTE-SENAES/CNPq Nº 21/2015. Santana do Livramento, 2016.

DAGNINO, R., (s/d). “Em direção a uma Estratégia para a redução da pobreza: a Economia Solidária e a Adequação Sócio-técnica”. http://www.campus-oei.org/salactsi/rdagnino5.htm. FRANÇA FILHO, G.C., & LAVILLE, J-L., 2004. A Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2ª ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.

GAIGER, L. (org.). Sentidos e experiências da economia solidária no Brasil. Porto Alegre, UFRGS, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C. & GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, n. I, jul. 2009.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, P. “Economia solidária: um modo de produção e distribuição”. Em: SINGER, P. e SOUZA, A. R. (orgs.) A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

BUNDE, Altacir; COSTA, Cassiane da; LARRUSCAIM, Igor de Menezes; CASTRO, Eduarda Barbosa de. ECONOMIA SOLIDÁRIA: A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na Fronteira da Paz, Santana do Livramento/Rio Grande do Sul. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 80–99, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16245. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16245. Acesso em: 3 maio. 2024.