SABERES GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Experiência formativa em uma rede de aprendizagem on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16037

Palavras-chave:

Saberes geográficos, Formação de professores, Diálogo intergeracional, ReAD

Resumo

As reflexões propostas nesse estudo tiveram o intuito de analisar como professores experientes, professores iniciantes e licenciandos em Pedagogia compartilham seus saberes geográficos por meio do diálogo intergeracional no contexto de uma Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD). Os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa qualitativa e interventiva, incorporando o modelo colaborativo responsável por agregar ações e análises no contexto da intervenção por meio da ReAD e no próprio desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram extraídos de dois módulos temáticos oferecidos gratuitamente no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFSCar no primeiro e segundo semestre de 2019. Os resultados destacam a importância do diálogo intergeracional on-line para promover trocas de experiências, vivências, práticas, dificuldades e aprendizagens para o desenvolvimento profissional docente. Indicam ainda que na formação dos professores, há insuficiência no aprofundamento dos saberes geográficos, dificultando a ampliação de estratégias e propostas para as práticas de ensino. Por fim, percebe-se o impacto da ReAD como propulsora de ações e reflexões formativas para amenizar as dificuldades encontradas pelos docentes em sua atuação. A atenção aos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental possibilita a construção de distintos olhares e compreensões acerca das relações dos conteúdos escolares com os contextos dos alunos.

Biografia do Autor

Jéferson Muniz Alves Gracioli, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), do Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis (CEHS). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Multiletramentos, letramentos digitais, linguagem cartográfica, Formação de Professores e Educação Ambiental. Pesquisador do projeto de extensão Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná ? Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018.

Referências

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 77, p. 53-61, maio, 1991.

ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, Ângela I.L.F. et al. Didática: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-283.

CALLAI, H. C. A formação do profissional de geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos inicias do ensino fundamental. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.66, pp.227-247.

CALLAI, H. C. Estudar o Lugar para compreender o mundo. In: Ensino de Geografia. Práticas e textualizações no cotidiano. Castrogiovanni, A. C. (Org). Porto Alegre: Mediação, 2000.

CALLAI, H. C. Geografia em sala de aula pratica e reflexões. Porto Alegre: Ed da UFRGS, 1998.

CASTELLAR, S. M. V. A geografia no ensino fundamental. In: GIOMETTI. A.B.R. dos; BRAGA, R. (Orgs.). Caderno de Formação: Ensino de Geografia. São Paulo: Unesp, 2004, p. 17-21.

CASTELLAR, S. M. V. O letramento cartográfico e a formação docente: O ensino de Geografia nas séries iniciais, 2013.

CASTROGIOVANNI, A C. et al. (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de. A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino em Revista (UFU. Impresso), v. 19, p. 323-334, 2012.

OLIVEIRA, R. M. M. A.; GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 205-219, jan./jun. 2014.

RODGERS, C. Defining reflection: another look at John Dewey and reflective thinking. Teachers College Record, v. 104, n. 4, p. 842-866, 2002a.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000, 118p.

STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, ano 18, v. 1, n. 18, p. 95-114, jan./jun. 2002

STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 155f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. SABERES GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Experiência formativa em uma rede de aprendizagem on-line . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 166–182, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.16037. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16037. Acesso em: 29 abr. 2024.