INTRODUÇÃO

Povos indígenas, comunidades quilombolas e migrações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15747

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas, Migrações

Resumo

Contribuindo com a produção e divulgação científica no Brasil há pouco mais de uma década, a Revista Tocantinense de Geografia, da Universidade Federal de Tocantins (UFT), campus Araguaína, com este conjunto de trabalhos acadêmicos (artigos científicos, ensaios e uma resenha crítica), inaugura a seção dedicada à recepção de dossiês temáticos. No intuito de contribuir com as lutas dos povos indígenas, comunidades quilombolas e os/as migrantes contra as injustiças étnicas, raciais e ambientais, este número da Revista Tocantinense de Geografia apresenta o Dossiê intitulado Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Migrações.

Biografia do Autor

Marcos Mondardo, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), doutorado (2012) e pós-doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Associado do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, Geografia Regional, Geografia Agrária e Geografia da América Latina, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes conceitos e/ou temas: território e territorialidade; fronteira e migração; regionalização e globalização; povos indígenas e comunidades tradicionais, com livros, capítulos e artigos publicados nessas áreas. É líder do Núcleo de Pesquisa sobre Território e Fronteira (NUTEF/UFGD).

Rosânia do Nascimento , Universidade de Brasília

Mulher negra baiana. Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN/UFRJ). Mestra em Antropologia Social pela UnB (PPGAS/ICS/UnB). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Bacharela Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharelado em Ciências Sociais em andamento pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/UnB). Hostess do podcast Opará.

Referências

ACOSTA, Alberto; BRAND, Ulrich. Pós-extrativismo e decrescimento: saídas do labirinto capitalista. São Paulo-SP: Elefante, 2018.

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo-SP: Ubu Editora, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 23ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

HAESBAERT, Rogério. Do corpo-território ao território-corpo (da terra): contribuições decoloniais. GEOgraphia, 22 (48), 2020, p. 75-90.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de. Maurício Liesen. Belo Horizonte-MG: Editora Ayiné, 2018.

MASSEY, Doreen. For Space. London: Sage, 2005.

KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo-RS: Casa Leiria, 2020.

KRENAK, Airton. Futuro ancestral. São Paulo-SP: Companhia das Letras, 2022.

LOSITO, Lucila (Org.). Mulheres de terra e água. São Paulo-SP: Elefante, 2022.

SAYAD, Abdelmalek. A Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

SAYAD, Abdelmalek. O retorno, elemento constitutivo do migrante. TRAVESSIA - Revista do Migrante, p. 7-10, jan. 2000.

SVAMPA, Maristella. As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: Conflitos socioambientais, giro ecoterritorial e novas dependências. Tradução de Lígia Azevedo. São Paulo-SP: Elefante, 2019.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

MONDARDO, Marcos; NASCIMENTO , Rosânia do. INTRODUÇÃO: Povos indígenas, comunidades quilombolas e migrações. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 01–21, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15747. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15747. Acesso em: 26 abr. 2024.