A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA RESERVA INDÍGENA DE CAARAPÓ-MS

Reflexões de um aspirante a Xamã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15421

Palavras-chave:

Educação, Reserva Indígena, Xamã

Resumo

Neste artigo, propõe-se discutir o processo de introdução da Educação Escolar Indígena na Aldeia Caarapó-MS, por meio das vivências e experiências dos próprios indígenas. Em particular, destaca-se a trajetória do indígena Elemir Soare Martins, que retrata em sua Dissertação de Mestrado, defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados-MS, as nuances da introdução do processo educacional do povo Guarani e Kaiowá, perpassando além desta trajetória, outras variantes deste processo, como nos casos das ações das Igrejas Evangélicas e alianças institucionais que foram realizadas com ONGs e Universidades.

Biografia do Autor

Elemir Soare Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Sou indígena Guarani Nhandéva e Kaiowá. Tenho essas duas etnias, pois os meus antepassados (que estão nas terras memórias) resistiram o processo de colonização e violências. Por isso, continuarei resistindo e acreditando. Tenho graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017). Tenho experiência na área de História, com ênfase em Ciência Sociais e humana. Sou professor de História na E.M. I Ñandejára Pólo no Município de Caarapó/MS. Mestre com muito orgulho na área História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFGD) - História Indígena e do Indigenismo. Atualmente sou doutorando na área de Geografia PPGG/UFGD. E sigo resistindo.

Referências

BENITES, Tonico. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowá e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. 270f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2014.

BENITES, Eliel. Oguata Pyahu (Uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Aldeia Te’ýikue. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2014.

BRAND, Antonio Jacó. O confinamento e o seu impacto sobre os Guarani/Kaiowá. 276f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, 1993.

BRAND, Antonio Jacó. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. 382f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 1997.

BRAND, Antonio Jacó. Os complexos caminhos da luta pela terra entre os Kaiowá e Guarani no MS. Tellus, ano 4, n. 6, abr. 2004, p. 137-50, Campo Grande, MS: UCDB, 2004.

MARTINS, Elemir Soare. Transformações nos papéis desempenhados pelas lideranças tradicionais na Reserva Indígena de Caarapó, a partir da entrada de líderes evangélicos (1980-2017). 229f. Dissertação (Mestrado em História), Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, 2020.

MORAES, José Augusto Santos. O pentecostalismo autóctone na Reserva de Dourados: identidade étnica, implicações sociais e protagonismo (1992 – 2015). 215f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados, MS, 2016.

PIMENTEL, Spensy Kmitta. Elementos para uma teoria política Kaiowá e Guarani. 364f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.

SILVA, Alexandra Barbosa da. Mais além da aldeia: território e redes sociais entre os Guarani de Mato Grosso do Sul. 255f. Tese (Doutoramento em Antropologia) – Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

VIETTA, Katya. Histórias sobre terras e xamãs Kaiowá: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowá de Panambizinho (Dourados-MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena na faixa entre Brasil e Paraguai. 512f. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

MARTINS, Elemir Soare. A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA RESERVA INDÍGENA DE CAARAPÓ-MS: Reflexões de um aspirante a Xamã. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 127–144, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15421. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15421. Acesso em: 29 mar. 2024.