O PROTAGONISMO INFANTIL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS

reflexões a partir do documentário Waapa / povo Yudjá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15403

Palavras-chave:

infância, decolonialidade, gênero

Resumo

A criança, independente das diferenças socioculturais, de gênero ou qualquer outro dispositivo discriminador, deve ter seus direitos como cidadãos respeitados e preservados. O projeto violento e opressor do colonialismo resultou na ruptura dos povos originários com a sua cultura, visto que ao longo desse processo foi consolidado um modelo universal de características europeias. Deste modo, o presente trabalho busca caracterizar a infância indígena com base na teoria decolonial, a partir da discussão do documentário Waapa. Para tanto, o documentário foi analisado a partir da técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Foram criadas três categorias norteadoras da discussão: Natureza, Gênero e Cultura. Foi possível observar as particularidades das vivências indígenas na infância e o modo como a cultura e os elementos da natureza se relacionam com os marcos do desenvolvimento infantil, bem como, a formação social e humana de cada criança. Ficou evidente ao longo das cenas o protagonismo infantil, entendendo a criança como sujeito participativo, ativa em suas relações sociais e interações, propondo uma noção de infância mais diversa e que ganha espaço e visibilidade. Ressalta-se que é necessário o olhar do giro decolonial para que se possa compreender a singularidade e sentimento de infância de cada povo.

Biografia do Autor

Pamela Staliano, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS. Brasil.

Kyara Mauriane Oliveira Gradini, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Psicologia, bolsista do Programa de Educação Tutorial, Membro do Grupo PET Psicologia/Geografia/Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS. Brasil.

Rebeca Valdez Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Psicologia, bolsista do Programa de Educação Tutorial, Membro do Grupo PET Psicologia/Geografia/Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS. Brasil.

Tawana Mirelle Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Psicologia, bolsista do Programa de Educação Tutorial, Membro do Grupo PET Psicologia/Geografia/Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS. Brasil.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

STALIANO, Pamela; GRADINI, Kyara Mauriane Oliveira; SANTOS, Rebeca Valdez; OLIVEIRA, Tawana Mirelle Gonçalves de. O PROTAGONISMO INFANTIL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS: reflexões a partir do documentário Waapa / povo Yudjá. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 72–87, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15403. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15403. Acesso em: 25 abr. 2024.