ANÁLISE AMBIENTAL DE VEREDAS

um estudo com a utilização de sistema de informações geográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15332

Palavras-chave:

Veredas, córrego Correntinho, análise NDVI e NDWI

Resumo

Esse estudo apresenta parte de uma investigação realizada durante o Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. A pesquisa trata de uma análise ambiental de Veredas, localizadas no córrego Correntinho, que se encontra inserido no munícipio de Miracema do Tocantins-TO, e teve como objetivo analisar as condições ambientais em que se encontram as Veredas localizadas no curso principal do córrego em questão. Nesse sentido, adotou-se como metodologia a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), e o Índice de Água por Diferença Normalizada (NDWI). O uso da ferramenta NDVI indicou que a massa de vegetação no curso do córrego Correntinho apresenta-se em vários estágios. Assim, os resultados possibilitam uma compreensão da fitofisionomia das Veredas, permitindo até mesmo teorizar quanto à evolução de estratos na comparação entre dados de diferentes períodos, configurando um importante instrumento de monitoramento ambiental das ações que possam trazer agravos ambientais. Dessa forma, a análise de dados do NDVI e NDWI apresentou-se com grande potencial para o estudo dos ambientes de veredas, além de permitir a teorização quanto a uma compreensão da fitofisionomia das Veredas, que merecem atenção por sua importância para o bioma Cerrado. Nesse sentido, essas geotecnologias são apropriadas para a análise  ambiental das Veredas, ao permitir a comparação entre dados de diferentes períodos, e  no acompanhamento de ações que possam causar impactos ambientais.

Biografia do Autor

Wagner Lemos Martins, Universidade Federal do Tocantins

- Possui graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010) é Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educativos Sustentáveis (UFT) Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Federal do Tocantins- UFT Campus Porto Nacional (2019) linha de pesquisa Análise e Gestão Geoambiental. Atuou como supervisor e coordenador de avaliações no Programa PROJOVEM Urbano e Agente de Mapeamento e Pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE e Professor de Geografia na Educação Básica. Tem experiência em Administração Pública e Ensino de Geografia. É Servidor Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal do Tocantins

Referências

ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES, RIOS E SERES VIVOS DE MIRACEMA E REGIÃO - MONARVOS. Laudo de vistoria: Laudo de vistoria da nascente do córrego Correntinho n° 001/2011. Miracema do Tocantins, 2011. Disponível em: http://monarvos2010.blogspot.com

CALLISTO, M.; FERREIRA, W.R.; MORENO, P.; GOULART, M. & PETRUCIO, M. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnológica Brasileira, n. 34, p. 91-97, 2002.

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Malha municipal 2019. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html?=&t=downloads > acesso em 09/11/2020.

LIMA, S.C. 1996. As veredas do Ribeirão Panga no Triângulo Mineiro e a Evolução da Paisagem. Tese (Doutorado em Geografia Física), São Paulo, USP, 260p.

LIU, W. T. H. Aplicações de Sensoriamento Remoto. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos,

MARTINS, R. A. Aplicação do Geoprocessamento no Estudo Integrado das Áreas de Preservação Permanente nos Municípios de Morrinhos e Caldas Novas-GO. 2010. 171f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Federal de Goiás, Catalão- GO, 2010. Instituto de Ciências Agrárias, 2016.

MELO, D. R. Evolução das Veredas Sob Impactos Ambientais nos Geossistemas Planaltos de Buritizeiro/MG. 2008. 341f. Tese (Doutorado em Geografia), Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

RIBEIRO; WALTER, B.M.T. Fitofisionomias do bioma Cerrado. In: Cerrado: ambiente e flora. 1. Ed., Editado por S.M. Sano, e S.P. Almeida, Planaltina, DF: EMBRAPA-CPAC, p. 89–166, 1998.

ROSENDO, J. dos. S.; ROSA, R. A utilização de sensores com resolução moderada (MODIS) no estudo da vegetação na bacia do Rio Araguari – MG. In: Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 91 – 104, dez, 2005.

SAUSEN, T. M. Projeto EducaSere Elaboração de Carta Imagem para O Ensino de Sensoriamento Remoto Utilização de Cartas Imagens-CBERS como recurso didático em sala de aula. 2005. Disponível em: . Acesso em :07 jun. de 2018.

SCHEREN, R. S. Urbanização na planície de inundação do Rio Gravataí. 2014, 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituo de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre- RS, 2014.

TOCANTINS (Estado). Secretaria de Planejamento e Orçamento-SEPLAN. Atlas do Tocantins: Subsídios ao Planejamento da Gestão Territorial. Palmas – TO: Secretaria do Planejamento – SEPLAN, Superintendência de Planejamento e Gestão Central de Políticas Públicas, Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico – Maio, 6. ed. 2012. 80 pag.

USGS – United States Geological Survey. Imagens Landsat 8. Disponível em: acesso em ago. 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

MARTINS, Wagner Lemos. ANÁLISE AMBIENTAL DE VEREDAS: um estudo com a utilização de sistema de informações geográficas. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 113–126, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i27.15332. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15332. Acesso em: 29 mar. 2024.