o EXERCÍCIO DAS MEDIDAS DO COTIDIANO E A ESPACIALIDADE NA METRÓPOLE DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – USP

Autores

  • Marilia Araujo Roggero Universidade de São Paulo
  • Marilia Araujo Roggero Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p01-18

Palavras-chave:

medidas do cotidiano, lugar, acessibilidade, cartografia

Resumo

O presente artigo foi concebido a partir do exercício “As medidas do cotidiano” idealizado e elaborado pela prof. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca. Esse exercício foi solicitado aos alunos do primeiro ano de graduação em Geografia na disciplina “Introdução à Cartografia” no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo no ano de 2012. A ideia do exercício era que cada aluno pudesse pensar geograficamente os conceitos ligados ao urbano muitas vezes negligenciados pelos Geógrafos, e também, pensar na relação deles com a cidade. Por exemplo, será que as noções de distâncias, tempo, espacialidade, escala são compreendidas por todos da mesma maneira? Certamente que não. São Paulo por ser uma metrópole, não permite aos seus cidadãos que seu cotidiano ocorra na escala do município. Portanto, o artigo proposto analisará por meio dos dados obtidos e com os verbetes escolhidos para reflexão (escala geográfica, território, rede geográfica, metrópole, megalópole, gigalópole, acessibilidade, distância, lugar, espacialidade) e elaboração exercício, as formas de apropriação do espaço da metrópole pelos alunos de geografia do primeiro ano.

Biografia do Autor

Marilia Araujo Roggero, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo ? 2004. Mestrado em Geografia Física (2006 ? 2009). Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado recentemente, a qual teve apoio da FAPESP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia.

Marilia Araujo Roggero, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2009. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2015 com apoio da FAPESP, também no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Desde 2016 está como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa, na Prefeitura do Município de São Paulo.

Referências

Corrêa, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In Geografia: Conceitos e Temas. Castro, I. E.; Gomes, P. C. C.; Corrêa, R. L. (Org.) Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2011.

Marandola Júnior, E. Novos significados da mobilidade. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100013. Acesso em 23/11/2012.

Oliva, J. T.A cidade sob quatro rodas. O automóvel particular comoelemento constitutivo da cidade de São Paulo: o espaço geográfico como componente social. Tese de Doutorado, 2004. FFLCH-USP. 364 p.

Silva, M. A. V. Cotidiano e lugar: interpretações conceituais numa leitura geográfica para uma prática de ensino.Disponível em www.edipe.ueg.br/aprovados.docII EDIPE, 2007. Acesso em 10/11/2013

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

ROGGERO, Marilia Araujo; ROGGERO, Marilia Araujo. o EXERCÍCIO DAS MEDIDAS DO COTIDIANO E A ESPACIALIDADE NA METRÓPOLE DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – USP. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 01–18, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n7p01-18. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1531. Acesso em: 9 maio. 2024.