EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARAGUATINS (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15170

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação Escolar Quilombola, Território

Resumo

As reflexões propostas aqui têm a pretensão de analisar a Educação Escolar Quilombola (EEQ) no Ensino de Geografia (EG) no Ensino Fundamental II, na Escola Municipal de Tempo Integral Prof.ª Nair Duarte (EMTIPND), em Araguatins-TO. Os procedimentos metodológicos da pesquisa envolveram uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. A coleta de dados, ocorreu no ano de 2021 e contou com a aplicação de questionário eletrônico, via Google Forms, e análise documental da Lei 10.639/03 e da Resolução nº 8/12. Com o trabalho, foi possível verificar que, mesmo com o suporte legal visando a garantia do trabalho da Educação Escolar Quilombola nos espaços escolares, sua aplicabilidade é exígua, em consequência da ausência de políticas públicas no município e de um currículo que comtemple as especificidades da educação quilombola e de formação continuada para os professores. Constatou-se, também, que o EG na escola é frágil, considerando-se que o profissional que ministra as aulas de geografia não possui formação na área. Tais aspectos tornam as práticas pedagógicas da referida escola pouco consistente a respeito da interpretação do território quilombola no ambiente escolar

Biografia do Autor

Roberto Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Gildásia Pereira da Costa Borges, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em geografia e mestranda em geografia pela Universidade Federal de Tocantins

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Publicado

2023-03-05

Como Citar

SANTOS, Roberto Souza; BORGES, Gildásia Pereira da Costa. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARAGUATINS (TO) . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 205–221, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15170. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15170. Acesso em: 18 abr. 2024.