UMA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Contribuições para os sistemas de avaliação da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15095

Palavras-chave:

Estudo de egressos, Egressos da pós-graduação, Estudantes - Avaliação, Avaliação Educacional, Avaliação Capes

Resumo

Visando a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa, a avaliação das instituições de ensino é realizada por órgãos de controle e fomento. Nesse contexto, um dos grupos que requer atenção são os egressos. O presente estudo objetivou traçar o perfil dos diplomados pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU) e assim apresentar instrumentos para auxiliar na avaliação dos programas, bem como identificar geograficamente e a área de vínculo profissional dos egressos. Para tanto, foram analisados o total de 711 egressos, formados entre 2000 e 2020. A coleta de dados ocorreu nas atas de defesas, dissertações e teses, bem como nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Além de brasileiros, a formação alcançou alunos de outras 6 nacionalidades. A abrangência geográfica dos vínculos profissionais dos egressos contempla 4 países estrangeiros, 21 estados e 110 cidades brasileiras. A UFU recebeu maior destaque, sendo mencionada em 161 (23%) currículos como a instituição de vínculo profissional do egresso. Por sua vez, 57% informaram exercer atividades no ensino, evidenciando a importância do PPGeo/UFU nesse segmento. Espera-se que este estudo sirva de incentivo para a incorporação sistemática de egressos no conjunto de dados do programa, ampliando o escopo de sua avaliação, criando ferramentas para a constituição de um banco de dados do público aqui levantado, podendo, também ser esse conjunto de medidas uma referência para a área de Geografia no âmbito da Capes.

Biografia do Autor

Kelma de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia/MG desde 2008-. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2017). Especializada em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Formiga (1999). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos métricos da Informação. Bibliotecas – Serviço de aquisição. Gestão da inovação. Bibliotecas sustentáveis. Educação ambiental. Geografia.

Julio Cesar de Lima Ramires, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-Instituto de Geociências (1991), doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Titular do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geografia Urbana e Geografia da Saúde, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: dinâmica do espaço urbano e desigualdades socioespaciais, espaços metropolitanos e não metropolitanos, cidade de Uberlândia, saúde coletiva, redes sociais digitais e espaço urbano.

Marlene Teresinha de Muno Colesanti, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia (1971) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva, Mestrado (1985) e Doutorado (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Entre 2001-2006 atuou como membro do Conselho Estadual de Educação. Desde 2008 é membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Urbano, atualmente é professora Titular do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em geografia (PPGEO-UFU). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação e Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Saudáveis, Educação Ambiental, Geografia Urbana e Percepção da Paisagem. 

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

SOUZA, Kelma de; RAMIRES, Julio Cesar de Lima; COLESANTI, Marlene Teresinha de Muno. UMA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: Contribuições para os sistemas de avaliação da CAPES. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 256–276, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i27.15095. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15095. Acesso em: 12 maio. 2024.