AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E A MEMÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.15001

Palavras-chave:

Memes, Memética, Bacias Hidrográficas, Água, Geografia

Resumo

 O ensino de Geografia está em constante mudança na contemporaneidade, sendo isso notadamente percebido pelo fato de seus métodos didático-pedagógicos estarem evoluindo em consonância com a era digital. Com isso, tornou-se necessário pensar práticas educacionais que instiguem os alunos e, ao mesmo tempo, fogem do ensino decorativo ou mnemônico dos saberes geográficos. Ao longo deste trabalho, pretende-se expor uma experiência acerca da utilização de memes e da memética, como linguagem comum às práticas espaciais e cotidianas de jovens, para com a aprendizagem geográfica nas escolas. Salienta-se, por fim, a importância de inserir a ludicidade no/para o ensino de Geografia, mais especificamente ao que tange o conteúdo das bacias hidrográficas e dos demais processos referentes à água na dinâmica da hidrosfera do Planeta, como fora sido desenvolvido nas turmas do 8° e 9° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos, no município de Santa Maria (RS).

Biografia do Autor

Milena Ilha Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia Licenciatura e Bolsista PROLICEN, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Licenciatura e Bolsista PROLICEN, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tascieli Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Docente da Rede Municipal de Ensino, Santa Maria, Rio Grande do Sul Brasil.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

LOPES, Milena Ilha; SANTOS, Vitor Colleto dos; FELTRIN, Tascieli; BATISTA, Natália Lampert. AS BACIAS HIDROGRÁFICAS E A MEMÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 202–221, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.15001. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15001. Acesso em: 18 abr. 2024.