AGROECOLOGIA E O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS DO FACEBOOK E DO INSTAGRAM

Autores

  • Juliana Percília de Oliveira Pereira Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0009-0005-3488-8022
  • Erika Vanessa Moreira Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.14645

Palavras-chave:

Agroecologia, Facebook, Instagram, Redes sociais digitais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar, espacializar e analisar os grupos que promoveram a Agroecologia nas redes sociais digitais no ano de 2020. A metodologia abarca levantamentos bibliográficos e sistemáticos de perfis nas redes sociais Facebook e Instagram, aplicação de questionários on-line, caracterização dos grupos, construção de gráficos e análise dos dados e informações à luz do referencial teórico. Durante o mês de setembro de 2020, foi encontrado o total de 176 perfis com foco central nas ações em prol da Agroecologia. Esses perfis foram subdivididos nas seguintes categorias: movimentos sociais, organizações coletivas (cooperativas, associações) e entidades públicas (instituições governamentais, universidades). Constatou-se que eles estão presentes em todas as regiões brasileiras e os perfis de universidades vêm apresentando um papel importante no campo da pesquisa-ensino-extensão. Os movimentos sociais também buscam as redes sociais digitais para divulgar suas ações e ressaltar a importância das organizações coletivas na construção de hortas, mobilizações e debate junto a sociedade civil. O papel desses grupos é imprescindível para trazer à população informações reais e combater as fakenews e narrativas em prol do agronegócio.

Biografia do Autor

Juliana Percília de Oliveira Pereira, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR., foi bolsista de Extensão Universitária - PROEX em 2018 regularizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense e bolsista em Iniciação Científica - IC do programa Viva Ciência da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, em 2019. Na graduação, pesquisou na área de Geografia Humana e Agroecologia. Atualmente é discente do curso de mestrado em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e participante do grupo de pesquisa Interconexões: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza.

Erika Vanessa Moreira Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Presidente Prudente/SP no ano de 2012. Concluiu a graduação em 2003 e o mestrado em 2007. Realizou, no ano de 2011, estágio de doutorado - missão de estudo, na Universidade de Havana, como parte de um Projeto de Cooperação Brasil-Cuba da CAPES. É professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geografia de Campo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF/Campos. Atualmente, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2021-2024) e integra o NERU (Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos) da UFF. Realizou entre dezembro de 2022 a janeiro de 2023, o intercâmbio acadêmico profissional junto a Benemérita Universidad Autônoma de Puebla, México. Desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, Rural e Regional. Trabalha com os seguintes temas: rural-urbano, ruralidade, agricultura familiar, agroindústrias de lácteos, circuito espacial do leite e agricultura urbana.

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

ARL, Valdemar. Agroecologia: Desafios para uma condição de interação positiva e co-evolução humana na natureza. In: ALVES, Adilson F.; CARRIJO, Beatriz R.; CANDIOTTO, Luciano Z. P. (orgs.). Desenvolvimento Territorial e Agroecologia. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 155 -168.

ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia no Brasil: análise do processo de difusão e perspectivas. 2002. 150 f. Tese (Doutorado) - Curso de Economia Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

CASTELLS, Manuel. A transformação do mundo na sociedade em rede. In: CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Editora Zaar, 2013. p. 127-140.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Agricultura orgânica e agroecologia: questões conceituais e processo de conversão. Rio Grande do Sul: EMBRAPA, 2005.

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecología: procesos ecológicos en agricultura sostenible. Turrialba: CATIE, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). 2018.

LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Revista da EMATER/RS - ASCAR, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 36-51, 2002.

LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual? São Paulo: Editora 34, 1999.

PEREIRA, Juliana Percilia de Oliveira. Agroecologia Nas Redes Sociais Digitais do Facebook e Instagram. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia), Faculdade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2021.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

PEREIRA, Juliana Percília de Oliveira; SANTOS, Erika Vanessa Moreira. AGROECOLOGIA E O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS DO FACEBOOK E DO INSTAGRAM. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 13–34, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i27.14645. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14645. Acesso em: 19 abr. 2024.