CRESCIMENTO URBANO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE ARAGUAÍNA: O Caso da Nascente do Córrego Cimba

Autores

  • Elias da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Eridan Veloso Rede Pública de Ensino de Araguaína
  • Eridan Veloso Rede Básica de Ensino do Tocantins
  • Elias da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p61-79

Palavras-chave:

Cidade, Recursos Hidrícos, Ordenamento Urbano

Resumo

O presente texto é uma reflexão sobre a nascente do córrego Cimba na cidade  de Araguaína, cuja situação se assemelhaao estado de outras nascentes no perímentro urbano desta cidade. O processo de crescimento desordenado, associado as condições de pobreza que a maioria das famílias que ocupam o seu entorno, resultam num quadro visível de degradação ambiental urbana. A nascente do córrego Cimba estar localizada no loteamento de mesmo nome, no qual sua origem se soma ao registro de mais uma das inúmeras ocupações irregulares no processo de expansão espacial desta cidade, sobretudo na sua parte leste/nordeste. De um modo geral, este texto tem por objetivo contribuir na denúncia da combinação de problemas gerais da urbanização que no caso particular de Araguaína, deve associar a ausência do estado no ordenamento urbano.

Biografia do Autor

Elias da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Foto Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Ddoutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente exerce a função de coordenador de curso e membro de Conselho de Pesquisa e Extenção - Consepe e professor Adjunto II a Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, território, cidade e rede, Epistmologia da Geografia, ensino de Geografia, complexo agoindustriai ligado à soja no cerrado brasileiro.

Eridan Veloso, Rede Pública de Ensino de Araguaína

Professor da Rede Pública de Ensino de Araguaína

Eridan Veloso, Rede Básica de Ensino do Tocantins

Graduada em Geografia

Elias da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Ddoutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente exerce a função de coordenador de curso e membro de Conselho de Pesquisa e Extenção - Consepe e professor Adjunto II a Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, território, cidade e rede, Epistmologia da Geografia, ensino de Geografia, complexo agoindustriai ligado à soja no cerrado brasileiro.

Referências

FERREIRA, LEILA DA COSTA. A questão ambiental: sustentabilidade e políticas no Brasil. Sp: ed. Peirópolis, 2003. pp. 13-150.

FRANCO, AVÍLIO ANTÔNIO. Como preservar uma nascente? Disponível em: acessado em: 20/03/2006. 1999.

GUERRA, ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA E CUNHA, SANDRA BAPTISTA. Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos:4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrad Brasil, 2001.

MOTA, SUETÔNIO. Planejamento urbano e preservação ambiental. Fortaleza. Edições UFC, 1981.Pp.25-202.

MOTA, SUETÔNIO. Preservação e conservação de recursos hídricos. 2ª Ed. ver. E atualizada –Rio de Janeiro: Abes, 1995. 200p.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

SILVA, Elias da; VELOSO, Eridan; VELOSO, Eridan; SILVA, Elias da. CRESCIMENTO URBANO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE ARAGUAÍNA: O Caso da Nascente do Córrego Cimba. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 61–79, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n6p61-79. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1449. Acesso em: 26 abr. 2024.