REVISITANDO O CONCEITO TEÓRICO DE POLARIZAÇÃO, AGLOMERAÇÃO E CENTRALIDADE

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Udo Strassburg Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste
  • Daiane Marani Gotardo Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste
  • Jean Michel Vanzella Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Udo Strassburg Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Daiane Marani Gotardo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jean Michel Vanzella Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p22-36

Palavras-chave:

Econoria Regional, Polarização, Desigualdade Regional

Resumo

Este ensaio tem o objetivo realizar um levantamento teórico das principais abordagens da economia regional referentes às teorias da aglomeração, centralidade e polarização. As mesmas descrevem o mecanismo dinâmico de auto reforço resultante de externalidades devido à aglomeração de indústrias. Para tanto, utilizou-se de um ferramental metodológico exploratório e a guisa da literatura. A teoria de polarização remetem a François Perroux e sua abordagem é sobre indústria motriz e polo de crescimento. A teoria de aglomeração, das atividades produtivas, é fruto da introdução do espaço na análise econômica. A centralidade demonstra a organização e hierarquização do espaço, também apresenta o padrão de formação da rede de cidades e o papel da especialização de cada uma delas. Conclui-se que a questão principal na análise referente às teorias revisitadas está no elemento de conflito, visto que os mesmos, apesar de impulsionarem o aumento da renda e emprego em determinadas áreas, ao mesmo tempo tendem a intensificar as desigualdades e o caráter excludente do sistema produtivo.

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em  Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste  do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Graduado  em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.  Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor  de economia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2008. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, no período de 1997 a 1999. Diretor de Pesquisa da  União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, de 1999 a 2000. Coordenador de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - Unidesc de 2003 a 2005. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Jesus Maria José - FAJESU de 2005 a 2008. Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012. Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em  economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Udo Strassburg, Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE

Daiane Marani Gotardo, Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e mestranda em Economia pela  Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Toledo, PR

Jean Michel Vanzella, Universidade Estadual de Oeste do Paraná - Unioeste

Economista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Toledo, PR, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Cascavel – PR, University extension: Business and management for internationalprofessional in Irvine, California, USA.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Economista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins .Diretor de Avaliação da Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT (2008 a 2012). Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária (EDUFT/ 2016-2019). Vice-presidente do Instituto Territorial do Centro Norte Brasileiro (IT Centro Norte/ PGDR-UFT). Membro do comitê técnico científico (PIBIC - CNPq/UFT). Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis-Inep/Mec. Tutor do Grupo PET de Ciências Econômicas da UFT e Diretor de Organização Regional do CENAPET. Líder do Grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil - DRT Centro Norte ( CNPq/UFT). Membro da Rede Ibero-amaricana de Estudos de Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG).Membo do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, Territorial e Local; Economia Regional e Urbana; Análise Regional e, Economia do Tocantins. Bolsista de produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT.

Udo Strassburg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1987), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Alvares Penteado - FECAP - SP (2001) e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE (2016). É professor da graduação e do Programa de Mestrado em Contabilidade da UNIOESTE, perito do juízo - JUSTIÇA ESTADUAL CÍVEL, consultor do MEC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis com ênfase em Teoria da Contabilidade e Perícia Contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, finanças e evidenciação, sistema de informação, avaliação de desempenho, tecnologia da informação, custos e perícia contábil. É membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná. Publicou um livro e 9 capítulos de livros e mais de 100 artigos em Revistas e Congressos Nacionais e Internacionais.

Daiane Marani Gotardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Econômicas (2012), Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste/Campus Toledo; e Mestrado em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Toledo. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Toledo, trabalhando com as disciplinas de Economia Internacional, Elaboração e Análise de Projetos, Economia Aplicada à Análise de investimento e Risco, Formação Econômica do Brasil e Economia de Empresas.

Jean Michel Vanzella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2012). Tem experiência na área de Economia.

Referências

BREITBACH, Á. C. M. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988

BRUE, S. L. História do pensamento econômico. Tradução da 6° edição norte americana. São Paulo: Thomson e Learning, 2006.

CAVALCANTE, L. R. M. T. Produção teórica em economia regional: uma proposta de sistematização. Revista brasileira de estudos regionais e urbanos. Agosto, 2007.

CHRISTALLER, W. Central places in Southern Germany. New Jersy:Prentice Hall, 1966.

DUBEY, V. The definition of regional economics. Tradução Rosamaria Roedel dos Santos. Journal of Regional Science, 5 (2): 25-9, 1964.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; GOTARDO, Daiane Marani; VANZELLA, Jean Michel; OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; GOTARDO, Daiane Marani; VANZELLA, Jean Michel. REVISITANDO O CONCEITO TEÓRICO DE POLARIZAÇÃO, AGLOMERAÇÃO E CENTRALIDADE. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 22–36, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n6p22-36. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1443. Acesso em: 27 abr. 2024.