AÇÃO DO PROGRAMA ALVORECER-GEOGRAFIA/UFNT: CURSO DE FORMAÇÃO EM TIC NA QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14359

Palavras-chave:

TIC, Educação, Informação, Tecnologias educacionais

Resumo

As tecnologias da Informação e da comunicação (TIC) têm estado presentes, cada vez mais no cotidiano das pessoas na atualidade. Neste sentido, há uma demanda cada vez maior pela capacitação de profissionais da educação acerca do manuseio de ferramentas digitais que estão inseridas no contexto da educação online. Este trabalho tem como objetivo apresentar e as experiências vivenciadas durante o projeto de ensino, pesquisa e extensão Alvorecer no curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT, bem como descrever os resultados alcançados através de curso e oficinas que tiveram o intuitivo de capacitar profissionais da educação no que diz respeito ao manuseio e interação com as plataformas disponíveis através do Google e da internet.

Biografia do Autor

Antonia Marcia Duarte Queiroz, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada e Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Araguaína. Atua em pesquisas nas áreas de Ensino de Geografia, Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Coordenadora do Programa Residência pedagógica do Núcleo de Geografia/ UFT-Araguaína.  

Andressa Natália Goveia Miranda , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licencianda em Geografia e Monitora do Programa Alvorecer/Geografia na pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

Ediany Aquino dos Santos , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licencianda em Geografia e Monitora do Programa Alvorecer/Geografia na pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

Gabriel Almeida da Silva , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciado em Geografia e Monitor do Programa Alvorecer/Geografia na pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT.

Referências

BEHRENS, M. A. "Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente", in MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000.

LÉVY, P;. CIBERCULTURA. 3 ed. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2010.

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-emcontextos.html Acesso:Fev/2022.

QUEIROZ, A. M. D. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA: TIC e ensino no norte do Tocantins. Ciência Geográfica, Bauru, v. XXIV, p. 375-402, jan./dez. 2020.

QUEIROZ, A. M. D.; SANTOS, R. J. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VIRTUAL: abordagens sobre tempo/espaço. Geo Uerj, [S.L.], n. 26, p. 152-168, 21 ago. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2015.6826.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

DUARTE QUEIROZ, Antonia Marcia; MIRANDA , Andressa Natália Goveia; SANTOS , Ediany Aquino dos; SILVA , Gabriel Almeida da. AÇÃO DO PROGRAMA ALVORECER-GEOGRAFIA/UFNT: CURSO DE FORMAÇÃO EM TIC NA QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 297–309, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14359. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14359. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)