A FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO DOCENTE

A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14159

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Formação continuada, Dinamização do saber

Resumo

A referente pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Não só no ramo educacional, mas em todos os aspectos, para a discussão e análise perante o espaço, como é o caso do Professor de Geografia. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é o suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Nessa conformidade, a pesquisa busca analisar teoricamente, a didática e a aprendizagem a partir de alguns autores importantes, para então vivenciar a prática em uma escola pública no município de Nazaré da Mata – PE, com apreciação de aulas de Geografia e diálogo com professores da área.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Souza Ribeiro, Universidade de Pernambuco

Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e em Metodologia do Ensino de Geografia pela Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, com especialidade de estudo no âmbito educacional voltado ao ensino da Geografia nas séries fundamentais e médias. Foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UPE). Membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Território, Espaço e Região (GPDeTER/UPE).

Referências

ABREU, P. R. de. Rumos do professor contemporâneo: a epistemologia genética e o pensamento complexo. São Paulo: Lura editorial, 2015.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GRECO, F. Construir-se como professor de Geografia: saberes, práticas e trabalho docente. Revista Olhares e Trilhas. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp. Eseba/UFU), 2001: v. 2, n.1 (jan./dez.2001).

HYPÓLITO, D. (2004) Repensando a formação continuada. Conteúdo escola. Disponível em: <http://www.conteudoescola.com.br> Acesso em 01 de jul. de 2021.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Coleção temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 2002.

NAZAR, R. et al. A formação do professor, a prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para ensinar. Universidade Brasil. Disponível em: < http://universidadebrasil.edu.br/portal/a-formacao-do-professor-a-pratica-reflexiva-e-o-desenvolvimento-de-competencias-para-ensinar> Acesso em 01 de jul. de 2021.

PIMENTA, S. G. et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.

SANTANA, T.; NOFFS, N. Formação continuada de professores: práticas de ensino e transposição didática. Curitiba: Appris, 2016.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes; 1998.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

RIBEIRO, Maria Eduarda Souza. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO DOCENTE: A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 130–139, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.14159. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14159. Acesso em: 19 abr. 2024.