O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA CARMENCITA MATOS MAIA NO ASSENTAMENTO FLOR DA SERRA - PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Roberto Souza Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS
  • Zezim Dias Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14019

Palavras-chave:

educação no campo, ensino de geografia, assentamento agrário

Resumo

O objetivo da pesquisa é observar e relatar a prática do ensino de Geografia na Educação do Campo na Escola Carmencita Matos Maia no Assentamento Flor da Serra em Porto Nacional-TO. A pesquisa teórica baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o tema em análise e a pesquisa empírica em um trabalho de campo com a aplicação de questionamentos e de entrevistas. A partir da aplicação das entrevistas com 26 alunos procedeu a elaboração de gráficos e tabelas dos dados primários coletados. Constatou-se que a escola não atende todas as demandas e expectativas dos alunos. Observamos durante a pesquisa empírica que o cenário educacional nas escolas do meio social camponês não mudou muito do século XX para o XXI. Sabemos que é notório os problemas educacionais encontrados no meio social camponês, porém, não são difíceis de serem resolvidos, pois, basta o poder público voltar as suas atenções para resolver estas questões.

Biografia do Autor

Roberto Souza Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Zezim Dias Lima, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em geografia pela Universidade Federal de Tocantins. Professor de Geografia na rede pública de ensino estadual em Porto Nacional-TO.

Referências

ANDRADE, Manuel Correia. Caminhos e descaminhos da geografia. Campinas – SP. 5° ed. 2002.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.

AUGUSTO, Katia Pryscilla Cunha Martins. 2004. As TICS na Educação do Campo: Uma análise da situação do Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) o Departamento Filosofia, Informação e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-Portugal, 2004. Disponível; file:///C:/Users/lab/Downloads/As%20TICs%20na%20Educação%20do%20Campo_%20versão%20final.pdf Acesso em 30 de outubro de 2017

AZEVEDO, Leon Martins Carriconde. A revolta camponesa de Trombas e Formoso e a contribuição da teoria anarquista. Em Debat: Rev. Dig. Florianópolis, n. 11, p. 68-89, jan-jun, 2014. Disponível em: file:///E:/textos%20para%20o%20tcc/39860-138191-2-PB%20TEXTO%20AZEVEDO.pdf Acesso em 06 de novembro de 2017.

CAMACHO, Rodrigo Simão. Paradigmas em disputa na Educação do Campo. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) da FCT-UNESP, Campus de Presidente Prudente, novembro de 2013.

COPATTI, Carina; CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia em Educação do Campo e o Uso do Livro Didático. CONTEXTO & EDUCAÇÃO. Editora Unijuí Ano 33 nº 105 Maio/Ago. 2018.

DANTAS, Cíntia Souza Dantas da Silva. Os Impactos Socioterritoriais do Assentamento Padre Josimo I e II no Município de Cristalândia-TO e Entorno. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Federal do Tocantins, Palmas – TO, 2009.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes Básicas (LDB).

SANTOS, Leonardo Lencioni Mattos; COCA, Estevan Leopoldo de Freitas. Territórios Camponeses e o Fechamento das Escolas do Campo: uma análise sobre a escola popular Eduardo Galeano, em Campo do Meio – MG. Geografia (Londrina) v. 31. n. 1. pp. 297 – 317, janeiro/2022.

Secretaria de Planejamento de Tocantins, 2017.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; NETTO, Mário Borges. Por uma Educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando -Revista Eletrônica de Culturas e Educação Caderno temático: Cultura e Educação do Campo. N. 3 p. 45-60, Ano 2 (Nov/2011).

TAFFARE, Celi Zulke; MUNARIM, Antônio. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica. V.17, n.35, maio/ago. 2015.

ZIECH, Márcia Eliana. A Educação do Campo na perspectiva da educação popular. Contexto & Educação - Editora Unijuí. Ano 32 nº 102, maio/Ago. 2017

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

SANTOS, Roberto Souza; LIMA, Zezim Dias. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA CARMENCITA MATOS MAIA NO ASSENTAMENTO FLOR DA SERRA - PORTO NACIONAL-TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 265–285, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14019. Acesso em: 26 abr. 2024.