MÉTODOS DA GEOGRAFIA FÍSICA AOS ESTUDOS DE GEODIVERSIDADE

uma abordagem Geossistêmica

Autores

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geografia física, Geossistema

Resumo

Os estudos de Geodiversidade surgem como uma nova área de pesquisa e atuação da ciência geológica, embora suas nuances sejam incorporadas por um campo interdisciplinar que abrange outras ciências, como a ciência geográfica. Neste estudo, busca-se apontar possíveis métodos e abordagens para a Geografia Física no estudo da Geodiversidade. Tendo como foco os aspectos naturais que compõem os sítios de interesse geológicos e geomorfológicos (geossítios e geomorfossítios). Para tanto, este estudo se apoia em um modelo dialético investigativo, com técnicas de levantamento bibliográfico e análise textual para alcançar os resultados apresentados. Os resultados apontaram que  abordagem geossistêmica mostra-se promissora na análise direta da relação entre esses sítios e as áreas de pesquisa da Geografia Física. Observou-se por fim que todos os aspectos naturais envolvidos nesse sistema composto pelos geossítios e geomorfossítios, embora de características primariamente geológicas e geomorfológicas, estão em conexão sistêmica aos demais componentes físicos da geografia e compreendê-los por meio de abordagens e metodologias corretas mostra-se como fundamental para sua proteção.

Biografia do Autor

Diego Geovan dos Reis, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Turismo pela UNICENTRO. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Possui experiência de pesquisa em estudos patrimoniais interpretativos, educação informal e fenomenologia aplicada. Seu interesse de pesquisa atual concerne à área de Geociências, especificamente Geografia Física (Geomorfologia), Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques, com ênfase nos estudos de Interpretação do Patrimônio Geológico e o ensino de Geociências. Atua também com pesquisas na área de Gamestudies por meio de abordagens geográficas representacionais e não representacionais de Ambientes Geográficos Virtuais. 

Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), Mestrado em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nos seguintes temas: GameStudies, Gameficação, educação e interpretação ambiental, unidades de conservação e patrimônio.

Referências

AZEVEDO, T. R de.; GALVANI, E. Técnicas de Climatologia. In: VENTURI, L. A. B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. p. 107-134.

BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, 1971, 13, p. 1-27.

BOLÓS, M. Manual de ciência del paisaje. Teoria, métodos y aplicaciones. Barcelona: Masson, 1992.

BOULDING, K. E. General systems theory: the skeleton of science. Management science, 1956, 2(3), p. 197-208.

BRILHA, J. B. Património geológico e geoconservação: a Conservação da Natureza na sua vertente geológica. Palimage Editores, 2005.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgar Blücher, 1980.

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo. Edgard Blucher, 1999.

CPRM. Serviço Geológico do Brasil - Geodiversidade do Brasil: Conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A, 1995.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília/DF, 2018.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1975.

FURLAN, S. A. Técnicas de Biogeografia. In: VENTURI, L. A. B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. p. 135-170.

GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 2004.

HARTMANN, D. L. Global Physical Climatology. London: Elsevier Science, 1994.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LEPSCH, I. L. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2003.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1982.

OLIVEIRA, D. de. Técnicas de Pedologia. In: VENTURI, L. A. B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. p. 83-106.

PIROLI, E. L. Geoprocessamento aplicado ao estudo do uso da terra das áreas de preservação permanente dos corpos d ́água da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. 2013. 136 f. Tese (Livre-Docência) – Unidade de Ourinhos, Universidade Estadual Paulista, Ourinhos.

POPPER, K. R.. Conjecturas e Refutações. 4. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1972.

ROSS, L. J. S.; FIERZ, M. de S. M.; VIEIRA, B. C. Técnicas de Geomorfologia. In: VENTURI, L. A. B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. p. 29-54.

SOTCHAVA, V.B. Introdução à Teoria do Geossistema. Novasibéria: Nauka, 1978.

SUERTEGARAY, D. M. A.; NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Revista Terra Livre, 2001, 17(2). São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros. p. 11-24.

TRICART, J. Principes et méthodes de Ia geomorphologie. Paris: Masson, 1965.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

REIS, Diego Geovan dos; BAPTISTA, Leandro. MÉTODOS DA GEOGRAFIA FÍSICA AOS ESTUDOS DE GEODIVERSIDADE: uma abordagem Geossistêmica. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 108–126, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/13625. Acesso em: 29 abr. 2024.