REDES E FLUXOS EM GEOGRAFIA

uma abordagem teórica

Autores

  • Luiz Andrei Gonçalves Pereira UNIMONTES
  • Luiz Andrei Gonçalves Pereira Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p01-18

Palavras-chave:

Redes, fluxos, Geografia.

Resumo

Na ciência geográfica, as redes operacionalizam a organização espacial da infraestrutura, das atividades produtivas e dos fluxos de bens e de serviços. O objetivo deste artigo é revisar a evolução do conceito de redes técnicas em uma perspectiva geográfica, considerando o seu papel na realização dos fluxos de mercadorias e de serviços que circulam por meio da infraestrutura e da dinâmica socioeconômica no espaço geográfico. Este estudo foi desenvolvido por meio da revisão de literatura para discutir as trajetórias nas abordagens das temáticas e dos conceitos de redes, com ênfase em redes técnicas e nos fluxos de bens e serviços com base em estudos geográficos e interdisciplinares.

Biografia do Autor

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, UNIMONTES

Doutor em Geografia - IG/UFU, mestre em Desenvolvimento Social - UNIMONTES, graduado em Geografia - UNIMONTES, professor da UNIMONTES.

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professor do Departamento de Geociências e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO. Tenho experiência em pesquisa e ensino na área de Geografia e afins, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia dos Transportes, Geografia do Comércio Internacional, Geografia da Indústria, Geografia da Energia, Geopolítica e História Econômica. Atuação, principalmente, nos temas: infraestrutura econômica, logística, logística de transportes, comércio internacional: exportações e importações de mercadorias, atividades industriais e agroindustriais. Atua como Editor Chefe da Revista Cerrados (UNIMONTES), coordenador do Laboratório de Geografia Econômica (Unimontes) e membro da Rede Latino-Americana de Espaço e Economia ( RELAEE). Nos últimos cinco anos, participei de pesquisas, publiquei artigos em periódicos, livros e eventos científicos da área de Geografia e afins.

Referências

BAKIS, Henry. Les réseaux et leurs enjeux sociaux. Paris: Presses Universitaires de France, 1993. 127 p. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 698 p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Redes Geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, Presidente Prudente, v.9, n.16, 2012.

COSTA, Jodival M.; UEDA, Vanda. Redes técnicas e território: notas sobre a reticulação espacial. Boletim gaúcho de geografia, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 131-145, 2007.

CURIEN, Nicolas. "Réseau": du mot au concept. Flux, n.13-14, p. 52-55, 1993. Disponível em <http://www.persee.fr>.Acesso em 18 set. 2013.

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

PEREIRA, Luiz Andrei Gonçalves; PEREIRA, Luiz Andrei Gonçalves. REDES E FLUXOS EM GEOGRAFIA: uma abordagem teórica. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 01–18, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n5p01-18. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1340. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)