ENSINO DE CLIMATOLOGIA

da formação a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p225-242

Palavras-chave:

Metodologias Alternativas de Ensino, Prática Docente, Geografia

Resumo

A climatologia é uma disciplina fundamental nos estudos de geografia nas escolas. Deste modo, este trabalho buscou averiguar o ensino de climatologia no âmbitos da formação acadêmica, desde o aprendizado teórico até a prática docente. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo principal analisar os aspectos relacionados ao ensino de climatologia a partir do processo de formação dos docentes. A metodologia consistiu principalmente no levantamento e leitura de material bibliográfico que abordam os temas relacionados aos estudos de climatologia, além de observações in loco que possibilitaram uma melhor discussão do tema proposto. Os resultados destacam a importância das práticas docentes no ensino de geografia e, consequentemente, na disciplina de climatologia, pois possibilita ao aluno vivenciar os conteúdos presentes nos livros didáticos e ministrados pelos docentes, promovendo uma aula mais dinâmica e com um maior nível de aproveitamento. Identificou-se ainda, que durante a prática de campo uma parte dos entrevistados não se familiarizava com os conceitos básicos abordados na climatologia, mas, mesmo assim, levam em consideração os fatores climáticos na dinâmica do trabalho e lazer. 

Biografia do Autor

Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Geografia pela UFPI.  Graduada em Geografia pela UFPI.  Professora do Centro de Estudos Superiores de Coroatá (CESCOR/UEMA).

Francisco Wellington de Araujo Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Geografia pela UFPI. Graduado em Geografia pela UFPI.  Professor do Centro de Estudos Superiores de Coroatá (CESCOR/UEMA).

Albert Isaac Gomes Viana, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Geografia pela UFPI. Graduado em Geografia pela UFPI.

Carlos de Oliveira Bispo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Geografia pela UFPE.  Mestre em Geografia pela UFPE. Graduado em Geografia pela UFAL.  Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB).

Referências

AGUIAR. R, C, P. Praticas Educacionais em Climatologia Geográfica: Trabalho de Campo na Estação Meteorológica uma Experiência de Ensino em Climatologia UFG. 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRITO NUNES, H. K.; SOUSA, S. R. C. T.; VIANA, A. I. G. Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí. GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, v. 9, p. 1, 2018.

BROWN, E. H. A. Geografia Física, seu conteúdo e suas relações. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, v. 35, n254, p. 14-21, jul/set. 1977.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Campinas-SP: Papirus, 2008.

FORTUNA, Denizart. As abordagens da climatologia nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental (segundo seguimento): primeiras impressões. In: Anais … 4º Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Rio de Janeiro. 2010.

KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

KAERCHER, N. A. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

MARENGO, J. A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. Brasília, MMA. 212 p, 2006.

OLIVEIRA, D. J. L de; CHAGAS, F. L. R; ALVES, W. S. Os desafios de ensinar climatologia nas escolas. Anais … II Congresso de Educação UEG/UnU Iporá: A formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. P.47-51. 2012.

ROQUE ASCENÇÃO, V. O.; VALADAO, R. C.; ASSIS, P. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 34-51, 2018.

SANT’ANNA NETO, J. L. História da Climatologia no Brasil: gênese, paradigmas e a construção de uma Geografia do Clima. Tese de Livre-Docência. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2001.

SANTOS, P. R. dos. Entre o Ensino da Geografia e a Geografia Escolar: Reflexões Críticas. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N. (Orgs.). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilheus: Editus, 2007. p. 333-371.

SILVA, M. F. P; OLIVEIRA, L. M de. Prática de Ensino no Ensino Médio: Clima e Cotidiano do Aluno. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 10, Porto Alegre, RS, 2009. Anais… Porto Alegre, RS. 1 CD-ROM.

STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. ACTA Geográfica, Boa Vista, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, 2012.

ZABALLA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998. Reimpressão 2008.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

SOUSA, Sara Raquel Cardoso Teixeira de; SOUSA, Francisco Wellington de Araujo; VIANA, Albert Isaac Gomes; BISPO, Carlos de Oliveira. ENSINO DE CLIMATOLOGIA: da formação a prática. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 225–242, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11n24p225-242. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/13070. Acesso em: 25 abr. 2024.