PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS LGBTQIA+ NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p168-187

Palavras-chave:

Discriminação Sexual, Escola, Heteronormatividade, Pessoas LGBTQIA, Preconceito Sexual

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o modo como os professores LGBTQIA+ percebem e vivenciam questões ligadas aos gêneros e às sexualidades no âmbito escolar. Para tanto, valemo-nos de uma metodologia predominantemente qualitativa e coletamos os dados por meio de um formulário on-line (Google Forms). Participaram do estudo 21 docentes que se identificam como LGBTQIA+. A partir dos resultados, construímos discussões estabelecendo um diálogo entre as ideias dos sujeitos pesquisados, os aportes téoricos e nossas percepções. Refletimos e ponderamos que a escola, apesar de ser um dos espaços mais difíceis para declarar a sexualidade que se desvia do padrão heteronormativo, deve ser vista como um ambiente para estimular o respeito mútuo, o diálogo, o acolhimento e a aceitação das diferenças.

Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ - 2019). Licenciado em Geografia e em História pela Faculdade Castelo Branco (FCB - 2010, 2013), em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2018) e em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2018). Professor efetivo de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU/ES, localizado na coordenação pedagógica. Desenvolve estudos em Educação do Campo, Educação Ambiental e História da Educação.

Maurício Valeriano Gomes, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais

Bacharel em Administração pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2017), graduando em Ciências Contábeis pela UNINTER - Centro Universitário Internacional. Atualmente é Operador de CAD - Computer Aided Design na empresa Dias Coelho Indústria e Comércio de Confecções - Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Alessandra Ribeiro Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Serviço Social (EMESCAM), Licenciada em Pedagogia (FABRA) e em Licenciatura em Educação do Campo (UFES). Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES). Participou do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/UFES). Tem experiência em secretaria e documentação escolar pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e gestão pedagógica, como pedagoga e professora regente atuando na educação infantil e séries iniciais pela Prefeitura Municipal de Serra (PMS).

Referências

BARBOSA, Ana Carla da Silva et. al. Gênero fluído: a autopercepção da construção de identidade de gênero fluído nos padrões normativos. Psicologia pt o portal dos psicólogos. 2009. Disponível em <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1346.pdf>. Acesso em 20 abril 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual (Cartilha). Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CARVALHO, Ana Paula Comin. Preconceito e discriminação, estereótipos e estigmas. In: CARVALHO, Ana Paula Comin [et. al]. Desigualdades de gênero, raça e etnia. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 141-154.

FELIPE, Jana. BELLO, Alexandre Toaldo. Construção de Comportamentos Homofóbicos no Cotidiano da Educação Infantil. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009, p. 141-157.

GASTALDI, Alexandre Bogas Fraga et al (Orgs). Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil - 2020: Relatório da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia. 1. ed. – Florianópolis: Editora Acontece Arte e Política LGBTI+, 2021. Disponível em <https://observatoriomortesviolentaslgbtibrasil.org/2020-1>. Acesso em 06 mar 2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas Escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009, p. 13-51.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Autêntica: Belo Horizonte, 2000. P. 7-34.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. p. 9-29.

OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (R)Existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. 2017.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-14

Como Citar

JADEJISKI, Rainei Rodrigues; GOMES, Maurício Valeriano; LIMA, Alessandra Ribeiro. PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS LGBTQIA+ NAS ESCOLAS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 168–187, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11n23p168-187. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/12718. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)