ENFOQUE DO COMPONENTE NATURAL SOLO NA ESCOLA

ENSAIOS PRÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Anderson Felipe Leite dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo Universidade Estadual da Paraíba
  • Jean Oliveira Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Andreza Oliveira de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Igo Marinho Serafim Borges Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p213-234

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Meio ambiente, Solo

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se discutir a importância da educação ambiental nas escolas por meio de práticas alternativas como estratégia para conscientização dos educandos no que se refere a conservação do meio ambiente, em particular, o componente natural solos. Para tanto, no âmbito do ensino de Geografia, foi apresentada e discutida uma proposta interventiva baseada na execução de ensaios práticos sobre a erosão e a feição morfológica “cor” do solo na Escola Municipal Tiradentes, localizada em Campina Grande, Paraíba. Os resultados apontam que os ensaios se mostram promotores da aprendizagem e conscientização ambiental, na medida em que possibilitaram a construção de valores sociais, habilidades e conhecimentos valorizadores dos solos e do meio ambiente como um todo. Assim, as práticas envolvendo os solos podem ser desenvolvidas em qualquer turma do Ensino Fundamental, contanto que o professor planeje e elabore estratégias de acordo com o contexto e a realidade dos alunos.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP)

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Jean Oliveira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Carla Andreza Oliveira de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Igo Marinho Serafim Borges, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG)

Referências

BERTONI, José; LOMBARDI NETO, Francisco. Conservação do solo. 2. Ed. São Paulo: Ícone, 1993. 352 p.

BRADY, Nyle; WEIL, Ray. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CAMPOS, Jean Oliveira.; MARINHO, Jardênio de Oliveira.; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo. Experimentos como recursos didáticos para Educação em Solos no Ensino de Geografia. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 2, n. 1, p. 166-185, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240694. Acesso em: 22 mar. 2020.

CAMPOS, Jean Oliveira.; LIMA, Carla Andreza Oliveira de.; CARNEIRO, Antônio Marques.; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos. Experimentos com características morfológicas como recurso didático para o ensino do solo. Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 1, p. 136-154, 2020. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/view/4260/2162. Acesso em: 20 jun. 2020.

COSTA, Auristela Afonso da.; BORGES, Viviane Custódia. Os solos do Cerrado brasileiro em cores, textura e arte. In: ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMERICA LATINA, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu, 2009.

COSTA, Auristela Afonso da.; MESQUITA, Nathália Lucas de. Solos e ensino: a proposta dos livros didáticos de geografia e dos parâmetros curriculares nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS: Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Mediação, 2010.

CRUZ, António João. As Cores dos Artistas: História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura. Lisboa: Apenas Livros, 2004.

FAVARETTO, Nerilde.; COGO, Neroli Pedro.; BERTOL, Oromar João. Degradação do solo por erosão e compactação. In: LIMA, Marcelo Ricardo de (ed.). Diagnóstico e recomendações de manejo do solo: aspectos teóricos e metodológicos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HATUM, Isabela Saldella.; ZECCHINI, Marcus Vinicius.; FUSHIMI, Melina.; NUNES, João Osvaldo Rodrigues Nunes. Trilhando pelos solos: aprendizagem e conservação do solo. 2007. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/72913543/Trilhando-pelos-solos-aprendizagem-e-conservacao-do-solo. Acesso em: 02 abr. 2019.

LEPSCH, Igo Fernando. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LIMA, Valmiqui Costa.; LIMA, Marcelo Ricardo.; MELO, Vander de Freitas (ed.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de.; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes.; SOUSA, Gláucia Lourenço de.; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista faculdade de Montes Belos, v. 4, n. 1 - 17, 2011.

MUGGLER, Cristine Carole.; SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto.; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em solos: Princípios, teoria e métodos. R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006.

NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos Narcizo. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v. 22, janeiro a julho de 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2807/1583. Acesso em 13 de Ago. 2021.

NUNES, Malena Silva.; AZEVEDO, Ricardo José Gontijo Azevedo.; SILVA, Paulo Eduardo Alves Borges da. A abordagem de conteúdos relativos à ciência dos solos em livros didáticos de geografia para o ensino médio. Revista de Geografia – PPGEO – UFJF, v. 6, n. 3, p.271-281, 2016. Disponível em: https:www. ufjf.brindex.phpgeografiaarticleview18031. Acesso em: 12 dez. 2018.

RUELLAN, Alain. Pedologia e desenvolvimento: a ciência do solo a serviço do desenvolvimento. In: MONIZ, Antonio Carlos.; FURLANI, Ângela Maria Cangiani.; FURLANI, Pedro Roberto.; FREITAS, Sueli dos Santos. (ed.) A responsabilidade social da ciência do solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988.

SANTOS, Anderson Felipe Leite dos.; BURITI, Maria Marta dos Santos.; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos. Monitoria acadêmica em Pedologia: Uma análise da contribuição do monitor no processo de ensino e aprendizagem. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 4, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/248248/38855. Acesso em: 13 ago. 2021.

SANTOS, Anderson Felipe Leite dos.; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo. Ressignificando o ensino de Geografia através de práticas de solo. Geografia, v. 45, n. 1. Jan./Jun. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14794. Acesso em: 10 mar. 2021.

SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214p.

SILVA, Claúdio Souza da.; FALCÃO, Cleire Lima da Costa.; SOBRINHO, José Falcão. O ensino de solo no livro didático de Geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo: Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual, Vale o Acaraú, ano 2, n. 1, p. 101-112, 2008.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi, 2007. Disponível em: http://www.pec_uemrevistasarqmundivolume_11suplemento_02artigos19.df. Acesso em: 12 jan. 2020.

TORRADO, Pablo Vidal.; LEPSCH, Igo Fernando.; CASTRO, Selma Simões de. Conceitos e aplicações das relações Pedologia-Geomorfologia em regiões tropicais úmidas. Tópicos em Ciência do Solo [S.l: s.n.], v. 4. p. 145-192, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001608805. Acesso em: 08 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

SANTOS, Anderson Felipe Leite dos; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos; CAMPOS, Jean Oliveira; LIMA, Carla Andreza Oliveira de; BORGES, Igo Marinho Serafim. ENFOQUE DO COMPONENTE NATURAL SOLO NA ESCOLA: ENSAIOS PRÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 213–234, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n21p213-234. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/12069. Acesso em: 6 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)