IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

Uma abordagem etnográfica de um culto protestante em Pirapora-MG, Brasil

Autores

  • Simone Aparecida Gomes Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes
  • Ricardo Henrique Palhares Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p238-268

Palavras-chave:

Costumes, Doutrina, Padrões de comportamento, Igreja

Resumo

A Igreja Assembleia de Deus sempre caracterizou pelos seus padrões rígidos de comportamentos, mas, com o passar do tempo vem mudando gradativamente suas condutas, pois, os novos pastores assembleianos vêm sustentando mais como uma questão de costume do que de doutrina, visto que não interfere na fé cristã. O presente estudo objetiva-se realizar uma análise etnográfica de um culto da Igreja Assembleia de Deus, no município de Pirapora-MG e compreender a doutrina das práticas e as tendências culturais, além de realizar uma descrição das práticas e costumes assimilados e professados pelos pastores e seus fiéis. Para obtenção dos objetivos foram realizados levantamentos de literatura específica sobre as características, origem e desenvolvimento histórico da Assembleia de Deus no Brasil, além de uma visita na igreja para percepção e registros de um culto. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados na etnografia, que é o método próprio de trabalho da antropologia. Percebe-se ao longo do trabalho que a doutrina dos usos e costumes é um dos principais diferenciais da identidade dos membros da Assembleia de Deus e que estudos e reflexões futuras pode corroborar a realidade desta comunidade.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Gomes, Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Montes Claros - Campus Pirapora. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – BIC-CAMPI, junto à Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Ricardo Henrique Palhares, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Bacharel licenciado, Mestre e Doutor em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - PPGEO/UNIMONTES.

Referências

ASSEMBELIA DE DEUS ON-LINE. 100 anos das Assembleias de Deus no Brasil. Campinas. São Paulo. Jan. 2010.

BERGER, L. Peter. O Dossel Sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião.

São Paulo, ed. Paulinas 1985.

CAMARGO, C. Procópio de. Católicos, Protestantes, Espíritas. Petrópolis: Vozes, 1973.

DURKHEIM, Émile. O problema religioso e a dualidade da natureza humana. Texto extraído do Bulletin de la Société française de philosophie, 13. Debates do NER, Porto Alegre, ano 13, n. 22 p. 27-61, jul. /dez. 2012.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1996.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX / 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

INGOLD, Tim. Antropologia não é etnografia. In: Ingold, Tim. Estar Vivo - ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião. Rio de janeiro, p.1-215. 2010.

ISER – INSTITUTO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO. Revista Religião e Sociedade. Rio de Janeiro. 2000.

MACHADO, Maria das Dores Campos. Carismáticos e pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar. São Paulo: Anpocs, Editora Autores Associados, 1996.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

OLIVEIRA, R.N. A indumentária e os usos e costumes defendidos pela igreja Assembleia de Deus (1975-1999). XXVII Simpósio Nacional de História. Natal – RN, jul. 2013.

REVISTA ISTO É. Um Pastor moderno entre os radicais. Brasil: edição n.2167, 20 de maio de 2011. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: maio de 2020.

SILVA, C. J. A Doutrina dos usos e costumes na Assembleia de Deus. Dissertação de Mestrado. Departamento de Filosofia e Teologia. PUC Goiás – Goiânia, 2003.

SOUZA MATOS, A. Centenário do movimento pentecostal. Fides Reformata XI, nº 2, p.23-50. 2006.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1994.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

GOMES, Simone Aparecida; PALHARES, Ricardo Henrique. IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS: Uma abordagem etnográfica de um culto protestante em Pirapora-MG, Brasil. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 238–268, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p238-268. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/11367. Acesso em: 30 abr. 2024.