ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO

Uma conquista dos povos do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p54-69

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Luta, Terra, Escola de Alternância, Tocantins

Resumo

Neste trabalho, analisam-se os conflitos agrários na microrregião do Bico do Papagaio no estado Tocantins buscando compreender aspectos da trajetória histórica da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), em Esperantina-TO. Ressaltam-se a importância e o protagonismo do Padre Josimo Moraes Tavares frente a luta pela terra e em defesa dos povos do campo no Bico do Papagaio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes bibliográficas do estudo são constituídas de teses, dissertações, livros e artigos. Dentre os documentos analisados, está o Projeto Político-Pedagógico do ano de 2019 da EFABIP, o qual traz informações sobre o contexto histórico de criação da escola e organização pedagógica. Suscitam assim muitas indagações e reflexões quanto aos conflitos e as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos no Bico do Papagaio, além de nos ajudar a entender o quanto as pessoas sofreram com os confrontos (direta e indiretamente) nessa microrregião do estado do Tocantins. Como resultado da pesquisa, é relevante destacar que, com a criação da EFABIP, os povos do campo de certa maneira começam a sentir-se sujeitos da história, pois a escola atende grande parte das especificidades dos mesmos e propicia a esperança de que novas escolas trabalhem na perspectiva da Pedagogia da Alternância visando à formação integral do homem e da mulher do campo.

Biografia do Autor

Laura Beatriz Silva Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, e Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFT).

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo / Pedagogia da Alternância. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

SOUSA, Laura Beatriz Silva; SILVA, Cícero da. ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO: Uma conquista dos povos do campo. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 54–69, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n22p54-69. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/11311. Acesso em: 2 maio. 2024.